As categorias receberam a notícia da gratificação 20% de insalubridade em reunião com a gestão municipal
Reconhecimento e valorização eram sentimentos que não faziam parte da realidade dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, segundo o sindicato da categoria. Mas, a Prefeitura de Japeri, desde o início da gestão vem mudando essa história e nesta sexta-feira, (19), mais um capítulo foi escrito, o do reconhecimento da legitimidade do direito ao adicional de insalubridade no percentual de 20%, calculado sobre os vencimentos das classes. O benefício será aplicado já no próximo pagamento.
A notícia anunciada pela gestão municipal em reunião com os profissionais foi muito comemorada e reafirmou o compromisso de garantia de direitos com o trabalho das duas classes que atuam junto às equipes de saúde da família e vigilância epidemiológica.
A Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, ressaltou estar junto com toda a sociedade e o sindicato da categoria para realizar a transformação que a cidade precisa. Já realizamos muitas coisas, mas, vem mais por aí, porque o trabalhador merece ter os seus direitos garantidos. Essa é uma luta de mais de sete anos, que conseguimos hoje transformar em realidade e eles já vão receber a partir do próximo salário”, disse a chefe do executivo.
Esta é a segunda vez que a prefeitura atende a categoria. Em agosto de 2022, o município foi um dos primeiros da Região Metropolitana do Rio, a pagar o reajuste proposto por meio da Emenda Constitucional 120/22, promulgada pelo Congresso Nacional e que tratava da valorização salarial da categoria. Na ocasião foram utilizados R$641.880, repassados pelo Fundo Nacional da Saúde.
Defesa de Direitos
A diretora regional do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Marques, destacou que a data se torna um marco para as categorias. Segundo ela, o sindicato, vem em uma luta grande para defender direitos da categoria no município de Japeri. E hoje, a gestão deu uma resposta e abriu uma porta de diálogo com representantes das classes.
“Foram muitos os ganhos na data de hoje, para as duas categorias. Não foi só o cumprimento da lei federal que garantiu a insalubridade. Também se abriu espaço para criação de uma coordenação de agentes comunitários de saúde, com representatividade da classe. É o início de uma nova realidade para os trabalhadores, com a valorização do profissional da ponta, que com certeza passará a ter um empenho muito maior em atender a população que tanto precisa dessa atuação”, relatou.
Para a agente Nara Regina, que atua na área central da cidade, o sentimento do trabalho reconhecido é muito emocionante. “Andamos de casa em casa, atendemos com zelo, cuidado e amor. Hoje temos a garantia do nosso direito e sabemos que temos um sindicato que luta e uma gestão que nos reconhece. Estou muito feliz”, disse, posando para o registro fotográfico desse momento histórico.
As subsecretárias de Atenção Básica, Helen Santos e de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, estiveram na reunião e comemoraram o reconhecimento. As pastas são responsáveis pela administração do trabalho dos profissionais.
“Esse reconhecimento resgata a dignidade das classes. Aqui em Japeri, já partilhamos do orgulho de sermos uma das primeiras prefeituras a dar o reajuste salarial e agora os 20% de insalubridade que dá fim à espera da categoria”, relembrou Helen. Já Renata, parabenizou todos os agentes de combate às endemias juntamente com os agentes comunitário de saúde, pelo desempenho e esforço para que o objetivo fosse alcançado com êxito. “Agora é melhorar mais e mais”, finalizou.
Participaram da reunião, na Academia da Saúde, no bairro São Jorge, mais de 150 agentes das duas categorias.
Fotos: PMJ