Festa do Trabalhador de Japeri vai ser com muitos shows e serviços para a população, no Paço Municipal

O evento vai começar às 13h, com gincanas e atendimentos das secretarias de Assistência Social, Saúde e Pessoa com Deficiência

O feriado de 1º de Maio promovido pela Prefeitura de Japeri, será comemorado com várias atrações musicais, no Paço Municipal. A festa, que apresenta também o II Festival de Música, terá o grupo Molejo como atração principal e diversos artistas locais, além de gincanas e serviços das secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Pessoa com Deficiência. O Dia do Trabalhador é um evento gratuito e começa às 13h.

Além dos ritmos de samba, pagode, axé, pop e rock, que vão passar pelo palco do II Festival de Música de Japeri, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), aposta no carisma do grupo Molejo e na identificação do público com os artistas locais,  Blocollut, Vestígio Humano, Perninha e Big New, para fazer do Dia do Trabalhador um momento especial.

De acordo com o secretário de Cultura, Jorge Braga Junior, a alegria e a irreverência do grupo Molejo irão se juntar ao acolhimento do público diante do luto dos integrantes pela perda do vocalista e fundador do grupo, Anderson Leonardo, que morreu no último dia (26). “Queremos que as pessoas venham, tragam suas famílias e sua solidariedade expressa em frases de amor e acolhimento; aplausos e alegrias para esses profissionais que estarão aqui, fazendo a nossa festa do Trabalhador,  nos trazendo descontração mesmo vivendo esse momento de dor. Vamos acolher o Molejo”, disse o secretário.

Para a prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, esta festa de 1º de maio é uma celebração para todos os trabalhadores e em especial para os japerienses que saem de madrugada, pegam trem e ônibus para garantir o sustento de suas famílias. “Este é um dia muito especial. Vamos oferecer serviços para quem durante a semana não consegue acessar as unidades de saúde ou outros atendimentos do governo”, disse a gestora, que agradeceu a  Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) por trazer o Molejo para a cidade.

Serviços de Assistência Social, Saúde e Pessoa com Deficiência

Para este dia, a Prefeitura credenciou diversos barraqueiros que estarão servindo diversos tipos de comidas e bebidas. Além de serviços oferecidos pelas secretarias municipais de Assistência Social, com consulta ao Cadastro Único, Acessuas, que é o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho e que busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social; Saúde com  marcações de consultas especializadas,  abertura de prontuários do Centro de Especialidades de Engenheiro Pedreira,  consultas de geriatria e clínica médica,  triagem enfermagem com verificação de pressão arterial e glicemia, vacinação (Covid-19, antitetânica, hepatite B e Influenza), além de atendimento da equipe de Saúde do Trabalhador com panfletagem, orientação e abordagem sobre a qualidade de vida dos profissionais.

O evento terá ainda, a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida com cadastro do Vale Social, orientação e divulgação da carteirinha de identificação da Pessoa  com Transtorno do Espectro Autista (Tea).  E para todas as idades, atividades de gincanas com corrida de saco, dança da cadeira, cabo de guerra e divulgação dos núcleos esportivos e cadastro de agentes culturais no Estação Cultura. A ação conta também com internet gratuita para a população, serviço de segurança e ambulância.

Fotos: Divulgação e arquivos PMJ