Japeri realiza 2° Audiência Pública sobre os planos municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (06), na Câmara da cidade

Nesta segunda-feira (06), o plenário da Câmara Municipal de Japeri foi palco da 2° Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Empresa MLaydner, contratada pela Prefeitura de Japeri.

Durante o encontro, o coordenador de projetos da empresa, Guilherme Rodrigues, apresentou o planejamento das ações que partiram de estudos técnicos relacionados à implantação, operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, coleta e manejo de resíduos sólidos, assim como drenagem e manejo de águas pluviais.

A partir destes estudos foram traçadas ações e metas a serem atingidas. O Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, consiste no planejamento integrado do saneamento, considerando seus quatro componentes, sendo eles: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, coleta e manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Matheus Santos, explicou a importância dos planos. ” Os planos trabalharão em conformidade com a lei. Com metas e planejamento fundamentais para o desenvolvimento da cidade de forma ordenada. E a participação da população é primordial para que eles saibam o que está sendo feito para beneficiá- los “, declarou.

Segundo a Analista Ambiental , Louise Novais, os planos são muitos importantes para o município. ” Estamos elaborando o prognóstico que é muito importante para combater possíveis problemas de saúde pública, como enchentes, entre outros fatores climáticos. E seguindo este plano vamos levar mais dignidade para a população”, disse.

A primeira audiência pública foi realizada em novembro. Na ocasião, foram definidas as diretrizes para prestação dos serviços no município, visando a melhoria da qualidade de vida, da saúde, da preservação dos recursos hídricos e do ambiente.

O evento contou com a participação da vice -presidente do Consórcio Centro Sul, Francine Ramanho, da Gerente Jurídica da águas do Rio Aline Felix e da conselheira Municipal de Meio Ambiente, Marilene Vasconcelos. Além de representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.