Prefeitura realiza 1° audiência pública do Promea

O encontro aconteceu nesta sexta-feira (17), Câmara Municipal de Vereadores, em Engenheiro Pedreira

Foi com a participação do poder público e a sociedade civil, que a primeira audiência pública sobre o Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) foi debatida, nesta sexta-feira (17), na Câmara Municipal de Vereadores, em Engenheiro Pedreira.

O Promea tem por finalidade diagnosticar as questões de educação ambientais prioritárias e determinar ações e metas de conscientização que serão trabalhadas no município.O trabalho foi produzido pela empresa MYR, através de uma parceria da Prefeitura de Japeri com o Comitê Guandu. Na cidade, as escolas municipais Bernardino de Melo , Carlos Alberto, Teófilo Cunha, Ary Schiavo estão entre as unidades que já receberam as oficinas participativas de elaboração do Programa Municipal de educação ambiental.

Além disso, o município também conta com um sistema de coleta seletiva nos bairros e cursos na área realizados no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê.

Segundo a representante da empresa MYR Projetos , Marina Guimarães, o programa de educação ambiental vem sendo desenvolvido na cidade há cerca de 2 anos. “Estamos entregando a etapa final de um plano municipal de educação ambiental que foi trabalhado na cidade. Foram quase dois anos de contrução de entendimento das questões ambientais principais. Vamos deixar um caminho para que o município continue avançando dentro do programa, que ganhe recursos dentro do ICMS Ecológico , que tenha uma pontuação específica pelas questões de educação ambiental que vai proporcionar a melhoria das ações que já são realizadas ” contou.

Já o secretário da pasta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Matheus Santos, disse que o programa tem como foco a rede municipal. “O programa municipal de educação ambiental de Japeri será uma ferramenta essencial para a construção de uma Japeri mais sustentável, promovendo ações locais em prol da sustentabilidade e da preservação ambiental “, disse .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*