Mobilização da Saúde acontece em quatro bairros de Japeri

A ação foi nas localidades Santo Antônio, Marabá, Alecrim e São Sebastião

O morador José Ronaldo, (63), durante muito tempo percorreu de bicicleta, um longo trajeto que ia do bairro Santo Antônio até o seu local de trabalho no Flamengo, na zona Sul do Rio de Janeiro. Por ficar muitos dias na região, acabava realizando atendimentos em saúde e consultas em outros equipamentos públicos na localidade. Mas, nesta terça-feira, (21), o ciclista não precisou ir para tão longe e ficou feliz em ver a Mobilização da Saúde bem pertinho de casa, no bairro que fica em Engenheiro Pedreira. A ação, que aconteceu também nos bairros Marabá, Alecrim e São Sebastião teve 118 atendimentos e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) em uma das unidades.  

O morador José Ronaldo, cuidava da saúde na zona Sul do Rio de Janeiro. Hoje, realiza os atendimentos nas Mobilizações da Saúde perto de casa

“Só hoje, eu fui atendido pelo médico, verifiquei a pressão e a glicose, tomei vacina e fiz os testes rápidos. Eu vou para todo lado de bicicleta, mas ter o atendimento perto de casa e com os serviços que precisamos é bom pra todo mundo e mais ainda pra quem mora aqui e não tem o costume de sair”, relatou José.

Para a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, a cada Mobilização da Saúde é possível tornar mais acessível as ações da atenção primária. “Essa descentralização nos dá a certeza de que a população está assistida. E estamos garantindo a expansão dos serviços quando chamamos uma secretaria parceira para compor o atendimento à população”, disse a gestora.

Com a presença do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a dona de casa Rosinéia de Castro, levou o irmão mais novo que precisava dar entrada no Benefício de Prestação Continuada, usualmente conhecido pela sigla, BPC-LOAS.  “Para sair daqui e levá-lo ao Cras é preciso uma logística. Tenho que pedir à minha filha para nos levar e nos trazer, e com isso ela chega mais tarde no trabalho. Agora estando aqui é muito mais fácil e tranquilo até para sair com ele de casa que não vai estranhar os locais”, disse.

A ação aconteceu no Bar do Carlinhos, na Rua Teófilo, nº 2, local de entretenimento no bairro Santo Antônio. “É um lugar muito conhecido e num horário em que o bar ainda não estaria aberto para receber os clientes. Então, abrimos para as pessoas cuidarem da saúde e foi um prazer”, afirmou o comerciante que dá nome ao bar. 

Serviços em saúde para todos

Na ação, os moradores tiveram acesso aos atendimentos de consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, marcação de preventivo e especialidades, vacinação e pesagem do Programa Bolsa Família.

Foi o caso de Camila Gomes, que mora no bairro há 10 anos e levou os filhos de 7 e 13 anos para consulta médica por estarem com tosse. “Já foram examinados aqui pertinho de casa e estou mais tranquila por não ser nada grave”, relatou a genitora.

A mobilização em todos os bairros contou com médicos, enfermeiros e agentes de saúde, e no bairro Santo Antônio a Semast levou técnicos e assistentes sociais que atuaram com Núcleo de Atendimento a Familiares de Desaparecidos e Documentação (Nafadd); Cadastro Único e Cras.

Fotos: Samuel Sant’anna e PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*