ESPORTE EM MOVIMENTO: aulas de Pilates e Treinamento Funcional geram impacto positivo na saúde dos idosos

Atividades realizadas na quadra de Nova Belém, Mucajá e no Centro Cultural já contam com mais de 100 participantes cadastrados

Que a prática de exercícios físicos é importante não é nenhuma novidade. No entanto, nem todas as pessoas apreciam caminhar, correr ou fazer os tradicionais treinos pesados das academias. Em Japeri, por exemplo, o Pilates e o Funcional estão atraindo cada vez mais idosos. As aulas são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), através do Programa Esporte em Movimento.
As aulas acontecem na quadra de Nova Belém, em Japeri, e na do Mucajá e no Centro Cultural, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e já contam com mais de 100 alunos inscritos.

Cada aula dura em média uma hora e utiliza acessórios como bastões, bolas e colchonetes. Para a instrutora de Pilates, Vitória Melo, e a professora de Funcional, Jéssica Oliveira, essas aulas são muito importantes para os idosos, pois promovem a saúde física e mental, ajudando a prevenir e controlar diversas condições crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

“A atividade física, além de proporcionar diversos benefícios para a saúde, promove a socialização. Fazer exercício em grupo oferece oportunidades para aumentar o círculo social, onde se fazem novas amizades e se combate o isolamento social”, afirmou Vitória.

Concordando com Vitória, a professora Jéssica acrescenta que a prática de exercícios melhora a mobilidade, a autoestima, o equilíbrio e a força muscular, reduzindo o risco de quedas.

“A prática regular de atividade física também contribui para o bem-estar emocional, combatendo a depressão e a ansiedade, e favorece a manutenção da independência e da qualidade de vida”, destacou Jéssica.

Os alunos participam com entusiasmo das atividades físicas e aprovam a iniciativa

A aluna Luzinete, de 49 anos, contou empolgada sobre a melhora na sua saúde após iniciar as atividades por incentivo do filho, que é formado em educação física.

“Minha saúde melhorou no geral: joelho, respiração, perdi peso, hoje consigo fazer até agachamentos e antes não conseguia. Sem contar as amizades que fiz aqui.”

Emocionada, Tereza Ribeiro da Silva, de 69 anos, relatou que passou por uma cirurgia de câncer de mama e sofria com muitas dores devido à fibromialgia. Após começar as atividades, as dores diminuíram.

“Depois da operação, fiquei mais em casa. Quando comecei no Pilates, minha vida mudou. Fiz amizades, estou muito mais disposta e sem dores. Gosto muito da professora, fico feliz de vir às aulas”, confidenciou Tereza.

Sofrendo no passado com dores na coluna, Marina Custódio da Silva, de 65 anos, disse que o médico recomendou que ela fizesse Pilates: “Eu estava com um problema sério na coluna, e o médico pediu que eu fizesse Pilates. Graças a Deus, melhorei. Não conseguia nem andar muito. Faz um ano que estou praticando e hoje ando para todos os lugares”, disse.

Para participar das atividades, é necessário realizar a inscrição pelo WhatsApp (21) 97463-1267. As aulas de funcional acontecem na quadra do Mucajá, às terças e quintas às 8h, e as de Pilates, no Centro Cultural, também terças e quintas às 7h e às 8h. Segunda e quarta, na quadra de Nova Belém, às 7h e terças, quintas e sextas 8h.

Fotos: Brian Mauge e Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*