As homenagens foram para todas as equipes que atuam na unidade e no Samu
Eles são a linha de frente do cuidado e do atendimento assistencial; estão na atenção ao paciente desde os primeiros momentos do socorro até a alta da unidade hospitalar. São enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, profissionais em que a dedicação e o compromisso estão presentes em cada momento de desenvolvimento do trabalho. E foi para comemorar o dia desses trabalhadores que a direção do Hospital Municipal de Japeri (HMJ) realizou uma semana de comemoração e homenagens, que teve início na segunda-feira, (13), e foi até a última sexta-feira, (17).
O diretor da unidade, o médico Alex Bousquet, destacou a dedicação e o trabalho orientado realizado pela equipe, e apontou sem modéstia, o quanto se orgulha do trabalho prestado à população.
“Eles não são só conhecedores de um ofício, para trabalhar na saúde, é preciso mais. E a nossa enfermagem traz empatia, pensamento analítico, são preocupados em participar das nossas capacitações para estarem sempre mais preparados e possuem uma resistência mental e física fenomenal. Eles são nossa linha de frente que vale ouro. Por isso, fizemos questão de ter esse momento e essa oportunidade de parabenizar os nossos profissionais”, relatou o médico.
De acordo com o coordenador, João Ricardo, que fez parte da comissão organizadora do evento ao lado do administrador, Claudio Caetano e da enfermeira Carla Dantas, são cinco equipes que atuam na unidade e ainda os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Queremos que todos os colaboradores de enfermagem se sintam igualmente importantes, por isso para cada plantão montamos a homenagem completa. Juntos nós cuidamos da população e reconhecemos o valor das nossas equipes”, disse o gestor.
A homenagem foi uma grata surpresa para a coordenadora do Samu, Elenita Batista. “Foi muito bom. Quando a direção nos chama, sempre pensamos em algo relacionado a execução do trabalho em si e não que seríamos homenageados. Mas, fomos todos invadidos por um sentimento de gratidão por poder servir, cuidar e salvar o bem mais precioso do ser humano, a vida. O tempo é sempre tão corrido que não paramos para comemorar, hoje foi diferente”, finalizou.
Dia da Enfermagem
Comemorado no Brasil desde 1938, o Dia Internacional da Enfermagem foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto daquele ano, em homenagem a Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna e pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia; e Ana Néri, primeira enfermeira brasileira e a se alistar voluntariamente para a Guerra do Paraguai.
Como a categoria se classifica em enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, a celebração ocorre como a ‘Semana da Enfermagem’, que compreende os dias, (12/5), como Dia Internacional da Enfermagem a (20/5), Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.