A imunização permanece em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos dois Centros de Especialidades
A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou no sábado, (25), mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza e a Poliomielite, em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos dois Centros Municipais de Especialidades, em Engenheiro Pedreira e Japeri, e na Academia da Saúde, no bairro São Jorge que ofertou a vacinação contra a Influenza. Em toda a cidade foram 373 vacinas aplicadas.
A ação, que faz parte das estratégias para aumentar a cobertura vacinal e proteger a população das doenças imunopreveníveis, permanece disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Especialidades durante toda a semana com o imunizante da Influenza para toda a população a partir de 6 meses de idade. Já o público-alvo da Poliomielite são todas as crianças menores de 5 anos.
A vacina da Influenza protege a população contra a gripe, que é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. No caso da Poliomielite a imunização evita a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil no país.
No último quadrimestre de 2023, a cidade aumentou em 10% a cobertura vacinal da população, e segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, é preciso esse retorno do compromisso com a atualização das coberturas vacinais. “Precisamos colocar a vacinação de volta na nossa lista de compromissos e buscar atualizar as cadernetas de vacinação”, disse a gestora.
De acordo com o coordenador de Imunização, Jonathan Cunha, as equipes buscam inúmeras formas de facilitar o acesso da população aos imunizantes. “Realizamos campanhas nas igrejas, nas praças, nas empresas de todos os portes, além de estarmos todos os dias nas unidades para a garantia do acesso à vacinação. A vacina salva vidas.”, afirmou o Cunha.
Fotos: Lucas Alexandre e PMJ
Equipes: