O equipamento é fruto de investimento do Governo Federal através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC)
A cidade de Japeri recebeu nesta quinta-feira, (4), um presente para contribuir com a prestação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que acontece através de chamados para o número 192. A nova ambulância foi entregue aos representantes de 248 municípios de 24 estados do Brasil pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O encontro aconteceu na cidade de Saltos, em São Paulo, e Japeri foi representada pelo subsecretário de Planejamento em Saúde, Charles de Deus, e pela coordenadora do Samu, Elenita de Souza. “Japeri está de parabéns pela conquista da nova ambulância do SAMU através do Novo PAC! É um grande passo para a melhoria da saúde pública do município, e representa mais agilidade no atendimento aos pacientes em situações de urgência e emergência; redução do tempo de espera por atendimento médico; aumento no percentual de salvamento de vidas e melhoria na qualidade de vida da população, que se sente mais segura. Sem dúvida, é um motivo de grande alegria para todos”, disse o gestor, Charles, que representou a prefeita, Dra Fernanda Ontiveros.
As novas ambulâncias são fruto do investimento do Governo Federal através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), e somam R$ 89 milhões. Os veículos são para substituir unidades que estejam com mais de sete anos de uso.
O veículo veio de São Paulo conduzido pelo motorista socorrista, Marcelo Dias, que aprovou a sua nova ferramenta de trabalho. “É mais segurança, agilidade e foi também muito emocionante ouvir o nome da nossa cidade sendo contemplada. Estou feliz de ser o responsável por trazer o presente para Japeri. Um presente que salva vidas”, disse o condutor.
Já a coordenadora do Samu, Elenita de Souza, destacou que a ambulância desempenha um papel vital no sistema de saúde, sendo essencial para o transporte e assistência médica de emergência. No Samu essa importância cresce porque somos o serviço de socorro. A nova ambulância vai trazer agilidade no atendimento a vítimas em situação de urgência ou emergência e aumentar nosso tempo de respostas às demandas no 192”, declarou.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde. O serviço é acessado pelo número 192 em todo o país, e oferece ainda orientações à população sobre condutas de urgências, além de enviar as ambulâncias com equipes especializadas.
O Novo PAC na saúde tem a função de viabilizar a universalização de serviços essenciais na rede pública, como é o caso do Samu. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de que mais 6,6 milhões de pessoas passem a receber cobertura de emergência em todo o país. E, em quatro anos, o serviço vai passar de 87,3% para 90,4% em cobertura de atendimento à população brasileira, ampliando o acesso a esse serviço que estava estagnado desde 2017.
Fotos: PMJ