O evento foi realizado pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Conhecer
A prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Conhecer, realizou nos dias 29 e 30 de julho, o congresso “Conhecer”, no salão de festas Kairós, no bairro Nova Belém. Ao todo, 860 profissionais da educação passarão pelo local onde acontecem palestras, dinâmicas e outras atividades.
Carline Borges foi a primeira palestrante do dia com o tema “Ensino colaborativo e práticas pedagógicas inclusivas: Diálogos e conexões que transformam”. Borges enfatizou que no processo de inclusão escolar, o ensino colaborativo não tem limites para a aprendizagem, o que é fundamental na escola atual.
Já Ana Maria Prata Pravato falou sobre “Autismo, altas habilidades ou superdotação: mitos e verdades”. Ela comentou sobre o conceito de autismo e sua evolução ao longo do tempo. Segundo ela, pelas estatísticas, uma a cada 33 crianças tem um diagnóstico de autismo.
À tarde, Danilo Batucadan, bacharel e licenciado em música brasileira e pós-graduado em educação infantil, apresentou “Educar pelo brincar: práticas e estratégias do fazer musical”. “É importante trazer uma reciclagem para a educação, lembrar que o brincar é uma prática muito importante. Dentro do brincar, conseguimos melhorar a linguagem e a mobilidade. A palestra é uma ‘fonte da juventude’; começamos adultos e terminamos crianças. Precisamos nos colocar no lugar das crianças para entender melhor o universo delas”, disse o professor.
Construção diária
Caroline Ontiveros, secretária Municipal de Educação prestigiou o evento. “Assumimos em 2021, em meio à pandemia, e não pudemos realizar a jornada pedagógica. Em 2023, realizamos um evento com os professores, onde pudemos trazer a professora Ana Jaqueline Braga Mendes. Estamos enfrentando enormes desafios. A educação é uma construção diária, e acreditamos que esse desafio é de todos nós, profissionais da educação. Estamos buscando cada vez mais as melhorias necessárias. Educação nunca será gasto, será sempre investimento”, afirmou a secretária.
Caroline acrescentou que a Secretaria de Educação optou por realizar a palestra no segundo semestre porque mais de 400 profissionais tomaram posse em janeiro. “Quero agradecer à nossa coordenadora pedagógica Alessandra Russo, Gisele Carla e toda a equipe da Secretaria de Educação por este evento tão bonito. Como a nossa prefeita sempre diz, quando temos norte e direção, vamos muito longe. Espero que o dia de hoje seja de muito aprendizado e experiência para que possamos melhorar ainda mais a educação”, finalizou.
Vicente Falcão, presidente do Instituto Conhecer contou que há 25 anos a instituição se dedica à formação continuada de professores e profissionais da área de educação em oito estados, incluindo Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Professora alfabetizadora
Catarina Rosa Dias Araújo, professora alfabetizadora em Japeri, destacou a relevância das palestras. “A importância dessas palestras é fornecer um direcionamento claro com profissionais altamente qualificados, abordando a inclusão escolar com base em leis e técnicas pedagógicas. Quero parabenizar o congresso ‘Conhecer’ pelo altíssimo nível dos profissionais e a Prefeitura por trazer essas palestras para o município”, pontuou a professora.
Também participaram do congresso, Alessandra Russo, coordenadora pedagógica, Abigail Alexandre, professora e coordenadora da educação especial, e Gisele Carla, diretora de ensino da Secretaria de Educação.









