Município avança na acessibilidade, promovendo inclusão para a população
A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped), em parceria com a Secretaria de Cultura, realizou nesta terça-feira (8) a formatura do curso de Libras para 42 moradores, no Centro Cultural Luís Eduardo Magalhães, em Engenheiro Pedreira.
O curso tem como objetivo promover a inclusão e tornar o município mais acessível. Dividido em dois módulos, com a capacidade para 60 alunos, 30 em cada turma. Oferecido no período noturno, o curso foi pensado para facilitar a participação de moradores que trabalham durante o dia, garantindo maior acesso à capacitação.
A secretária da Semped, Thallyta Protázio, celebrou o sucesso da iniciativa: “É uma grande satisfação ver o interesse da população pelo curso de Libras e saber que Japeri está avançando na construção de uma cidade mais inclusiva. Esta formatura representa uma importante oportunidade de aproximar as pessoas por meio da comunicação.”
O secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., também participou da cerimônia e destacou a importância do curso: “Este curso de Libras é fundamental, especialmente para nós da Cultura, que estamos focados em promover a acessibilidade. Ele forma novos multiplicadores, que poderão atuar não só na cultura, mas também em áreas como educação e saúde, ampliando o diálogo com a comunidade surda. Garantir acessibilidade em nossos projetos é essencial, e essa capacitação é uma grande oportunidade de expandir essa prática.”
O professor Thiago Carlos, responsável por ministrar o curso voluntariamente, ressaltou o valor de retribuir o que recebeu: “Tive acesso a essa educação de forma gratuita, e por isso faço questão de ensinar a linguagem de sinais, devolvendo à comunidade o bem que me foi proporcionado.”