A ação envolveu as secretarias de Educação e Cultura, em parceria com Sesc, num ambiente com muitas guloseimas, jogos, pinturas e brinquedos
As crianças da Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti, em Nova Belém, foram recebidas nesta quinta-feira, (10), com muitas atividades, guloseimas e brincadeiras. O evento para comemorar o Dia das Crianças aconteceu em parceria com as secretarias Municipais de Educação e Cultura e o Serviço Social do Comércio (Sesc), e teve a alegria como a principal emoção entre os mais de 400 alunos, das 18 turmas que se dividem em dois turnos de 1º segmento.
Para a gestora da unidade, Leila Verônica, a parceria com a Secretaria de Cultura e o Sesc permitiu dar às crianças um dia repleto de tudo que eles gostam, em um ambiente seguro e com os amigos. “Aqui as atividades foram distribuídas em vários ambientes, e eles podem brincar com segurança, ao lado dos colegas com quem passam boa parte do dia. E quando pensamos o evento não deixamos de fora o sentido pedagógico, com o tema ‘Divertidamente’, a equipe realiza um trabalho que envolve e faz as crianças aprenderem a lidar com as emoções. Antes de ir para as brincadeiras, elas passam no nosso cenário da festa e na cortina das emoções, ali, a alegria, o sentimento de amizade e companheirismo e tantos outros são aflorados,” disse a gestora.
O evento contou com brinquedos infláveis, pula-pula; e atividades que despertam talentos em pintura, artesanato com massinhas; atividades de engenharia, além de trenzinho de lanches com churros, algodão doce, pipoca e açaí; cachorro-quente, canjica, bolo, suco e refrigerantes, tudo foi aprovado pelos alunos. Um pouco tímida, Brenda Arantes, (11), descreveu o momento como “incrível”. “Achei muito legal. Eu amei! Foi um dia incrível para mim. Essa tarde diferente na escola já é o meu presente do Dia das Crianças”, relatou enquanto Adrian do Nascimento também de, (11), se mostrava ansioso para receber da amiga os fones de ouvido para ouvir a contação de história.
Entre as atividades mais disputadas, a contação de história ambientada por tendas e com fones de ouvido lotou a sala do quinto ano e despertou a curiosidade sobre a história do Pajé Marinheiro. Para a professora Yasmim Pereira, a atividade de contação de história com uso de fones de ouvido, permite tanto a análise individual como a interação coletiva. “Essa atividade, fazendo uso da modernidade dos fones, é importante porque permite que realizem sozinhos como também interajam entre eles. E com as cabaninhas acontece uma maior imersão na história e contato com o personagem”, disse a professora.
O Dia das Crianças na unidade não teve tristeza; a ansiedade foi só por brincar; a vergonha não apareceu e os alunos puderam aproveitar mais e mais, sem dar espaço para o tédio. A raiva não teve vez e o nojinho ficou esquecido. Inveja só sentiu quem faltou neste dia e a nostalgia só vai aparecer quando o dia passar. O medo foi só de perder a brincadeira e o sentimento que reinou foi a alegria.
Parceria entre Prefeitura de Japeri e Sesc
Com uma programação especial, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na Escola Municipal Darcilio Ayres Raunheitti, em Nova Belém, nesta quinta-feira, (10), a comemoração do Dia das Crianças para os seus mais de 400 alunos. Com atividades interativas que envolvem diversas áreas do conhecimento e entretenimento, a ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Cultura e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Com a ajuda de dinamizadores como Carlos Milton, as crianças participaram de atividades lúdicas e de desenvolvimento do raciocínio. “É um estímulo a brincar fazendo uso do raciocínio lógico, da criatividade nas atividades manuais e de engenharia”, relatou o profissional.
Nas atividades individuais, Ana Alice, aluna do quarto ano, se destacou com a criatividade de fazer com massinhas uma porção de batatas fritas de uma rede de lanches. “Eu sempre que vou no shopping com a minha avó eu já peço batata frita. Hoje eu fiz a minha”, disse apresentando a obra de arte.
De acordo com a professora Verônica Motta, a atividade vai de encontro ao trabalho realizado na sala de aula no dia a dia do desenvolvimento dos alunos. “Para eles, que são alunos do quarto ano, essa atividade diferenciada é bem importante porque sai da rotina. Hoje é um complemento do que a gente faz na sala de aula, mas fora do nosso cotidiano. Eles gostaram muito e para o aprendizado, é muito importante”, declarou.
A iniciativa da Prefeitura de Japeri e do Sesc proporcionou um dia repleto de diversão, aprendizado e integração e reforçou o estímulo à criatividade, o conhecimento e o sentimento de comunidade entre as crianças.
Fotos: Lucas Alexandre