Na ação foi possível agendar exames de ultrassonografia, assistir palestras e degustar um café da manhã acompanhado de muita informação e cuidado
Na manhã desta terça-feira, (15), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou mais uma edição do encontro ‘Outubro Rosa – Prevenir é um ato de amor consigo mesma’. Desta vez o encontro aconteceu no Centro Municipal de Especialidades de Japeri (Cemes), e contou com cerca de 70 participantes que puderam agendar exames de ultrassonografia, assistir palestras e degustar um café da manhã acompanhado de muita informação.
Para a coordenadora da unidade, Márcia Monteiro, receber a ação do Outubro Rosa foi uma alegria muito grande, um cuidado a mais, entre as ações para o público feminino promovidas durante todo o ano. “Estamos muito felizes por essa atividade aqui na unidade. Sempre chamamos a atenção e promovemos a circulação de informações e agendamento de serviços em que elas possam estar se prevenindo de doenças, principalmente o câncer de colo e mama. Mas, ter um mês em que toda a saúde da cidade está voltada para esse cuidado, e para elas especialmente, dá às mulheres a certeza do quanto nos importamos e trabalhamos para o acolhimento e a prevenção”, disse.



O câncer de mama é o de maior incidência em mulheres de todo o Brasil. E já foram estimados cerca de 73.610 novos casos até 2025. Já o câncer de colo de útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo. Só em 2023, foram 17 mil, de acordo com dados do Sistema de Informação do Câncer (Siscan), do Ministério da Saúde.
A aposentada Silani da Silva, (67), moradora do bairro Guandu, chegou ao Cemes para sua sessão de fisioterapia, e gostou quando viu que os 60 minutos de tratamento haviam terminado para poder participar do evento. “Vim para cuidar das juntas (joelho) na fisioterapia, aí na saída me juntei aqui com as outras mulheres para ouvir sobre a nossa saúde”, disse ela rindo da rima e feliz porque já saiu agendada para ultrassonografia de mama e transvaginal.
Acostumada com o atendimento na unidade, Marinete Rodrigues, (59), definiu como perfeito. “Um evento rápido, com informações e tudo o que a gente precisa. A mulher de Japeri está assistida. Já marquei a ultra da mama e vou fazer mais um cuidado, agendar o preventivo e aproveitar esse café da manhã enquanto aguardo a consulta”, relatou.
A subsecretária de Atenção Especializada, Tatiana Soares, destacou que as ações do Outubro Rosa estão acontecendo também nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e atribuiu o sucesso das ações ao empenho das equipes e a participação da população. “Hoje a população já busca essas ações para ter informações mais específicas de cuidado e prevenção. Mas, destaco o comprometimento das nossas equipes na informação, no acolhimento e no cuidado diário”, finalizou a gestora.
Fotos: Lucas Alexandre



