O evento que acontece anualmente reuniu cerca de 1800 competidores
A chuva não desanimou os atletas japerienses Wendel Vidal e Carlos Alberto, que venceram a disputa na 24° edição da Corrida Santos Dumont, que aconteceu na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, neste domingo (20). Com o tempo de 17 minutos e 11 segundos, Wendel venceu a prova de 5 quilômetros, na categoria de 45 a 49 anos. Já Carlos Alberto percorreu o trajeto em 18 minutos e 16 segundos e conquistou o primeiro lugar na faixa de 55 a 59 anos. O evento reuniu 1.850 competidores, entre homens e mulheres, divididos em atletas profissionais e amadores de diversos locais do Estado. Foram duas largadas para as provas de corrida de 5 quilômetros e caminhada de 3 quilômetros.
A largada foi dada pontualmente às 7h30 na Avenida Atlântica, próximo ao Posto 6.
O evento é realizado anualmente pela Comissão Desportiva da Aeronáutica (CDA), em celebração ao Mês da Asa e ao Dia do Aviador. Santos Dumont foi um aeronauta brasileiro conhecido como o “pai da aviação”. Ele foi o primeiro a projetar e construir um balão dirigível que decolou, contornou a Torre Eiffel e aterrissou somente da força de um motor a gasolina. Voando no “balão n.º 6”, Santos Dumont demonstrou a dirigibilidade dos balões e conquistou o Prêmio Deutsch em 1901, concedido pelo Aeroclube da França, sendo reconhecido como o primeiro a realizar tal façanha. A consagração de Santos Dumont veio com o 14 Bis, um aparelho mais pesado que o ar, que decolou sem a ajuda dos ventos, com um motor de 50 cavalos de potência e pousou na presença dos membros do Aeroclube da França.
Atletas valorizados
Wendel é nascido e criado no bairro São Jorge e é praticante do esporte há 24 anos. ” Tenho muito orgulho de sempre levar o nome da minha cidade para outros lugares. Sou muito grato também por ser valorizado pelo Programa Bolsa Atleta, incentivo da Prefeitura que nos ajuda muito”, declarou. Já Carlinhos é morador do bairro Chacrinha e já participou de inúmeras competições famosas, como a corrida de Vera Cruz, no Rio de Janeiro, e a famosa São Silvestre, em São Paulo, além de colecionar mais de 30 medalhas e troféus. “Mais uma corrida finalizada, em meio aos obstáculos saímos vencedores. Agradeço a Prefeitura, que através do Bolsa Atleta tem nos dado todo o suporte financeiro para competirmos em outros lugares. Com este auxílio, podemos custear as nossas despesas de rotina “, disse.
O benefício foi criado pela Prefeitura de Japeri em junho de 2023, por meio de diário oficial e visa apoiar os atletas da cidade. O auxílio financeiro é usado na aquisição de materiais, equipamentos e serviços que possam contribuir diretamente no desenvolvimento esportivo de cada um.