Filme retrata a identidade e os desafios de moradores da localidade Aldeia, em Japeri
A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, exibiu na Biblioteca Municipal Carlos de Souza, o documentário Raízes da Aldeia – Orgulho e Resistência. A obra mergulha nas narrativas de orgulho e resistência que definem Japeri, especialmente aos moradores da Aldeia, promovendo um diálogo sobre o papel da cultura na transformação social. Na tarde desta terça-feira, 29.
O público presente foi convidado a conhecer uma perspectiva profunda e sensível sobre a diversidade e os desafios que compõem a identidade dos japerienses. Dirigido, roteirizado e produzido pela produtora Kafé Filmes, com imagens e edição de Meiry dos Santos, Raízes da Aldeia explora as histórias de diferentes personagens de Japeri, incluindo músicos, atletas, empreendedores e integrantes da comunidade LGBTQIA+. O documentário propõe traçar um retrato multifacetado da cidade, revelando as lutas e os sonhos que moldam o município.
Para o secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Júnior, a valorização da linguagem audiovisual é importante. “É a valorização da linguagem audiovisual que permite levar essa informação a outras pessoas e amplificar as vozes dos territórios, dando maior visibilidade às suas histórias. Esse era o principal objetivo do edital Japeri nas Telas: que Japeri pudesse produzir filmes e se ver nas telas, e acredito que esse objetivo foi cumprido”, contou.
A produção do documentário foi financiada pelo edital Japeri nas Telas, da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Fundo Nacional de Cultura e do Ministério da Cultura, e realizada em parceria com o Fundo Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Políticas Culturais e a Prefeitura de Japeri.