Prefeitura realiza simulado de emergência na E.M Celita Rodrigues de Andrade

A ação da Defesa Civil, contou com a participação de cerca de 260 alunos, da educação infantil, ao 5°ano da unidade escolar

Em um cenário realista, alunos , professores e funcionários participaram nesta quinta-feira (28), de um simulado de evacuação de emergência realizado pela Defesa Civil de Japeri. A ação da Prefeitura, aconteceu na Escola Municipal Celita Rodrigues de Andrade, no bairro Marajoara e contou com a participação de cerca de 260 estudantes, da educação infantil, ao 5°ano da unidade escolar.

Durante o treinamento foram incluídas atividades práticas, como utilização das saídas de emergência , funcionamento dos equipamentos de segurança, evacuação e resposta da equipe ao cenário da emergência.

A ação preventiva faz parte das comemorações do Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, que ocorre em 29 de novembro. A data visa mobilizar a população, especialmente aqueles que vivem em áreas de risco, promovendo a cultura da prevenção e buscando minimizar os perigos associados a fenômenos como temporais, alagamentos, deslizamentos e explosões.

De acordo com o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Paulo Delgado, o treinamento é fundamental para preparar a população em casos de emergência. “Nosso papel é garantir que, em situações de risco, as crianças, os professores e os funcionários saibam como agir de forma rápida e eficiente. O simulado é indispensável para a proteção de vidas e vai acontecer em breve em todas as escolas da rede”, concluiu.

Já a coordenadora da Samu, Elenita de Souza falou que a atividade é de suma importância dentro das escolas. “O simulado foi destinado para toda a equipe de profissionais da escola , assim como os alunos. Todos puderam ver na prática como devem agir em caso de emergência, de forma segura, rápida e organizada”, falou.

Conhecimento prático 

A gestora da unidade, Carla Dias de Andrade

frisou que as 11 turmas da educação infantil ao 5º ano envolvidas na atividade vão se tornar multiplicadores da ação. “Vivenciar situações como essa faz com que nossos alunos levem conhecimento prático para o cotidiano, de como se comportar e de ajudar uns aos outros. Além disso, eles vão virar multiplicadores de tudo que foi aprendido”, enfatizou.

Gabriela Cristina de Jesus de Souza dos Santos, professora do 3° , mergulhou de cabeça nas orientações. ” Já passamos por um tiroteio há mais ou menos um mês. Todo mundo ficou desesperado e um simulado como este , nos prepara para lidar com estes acontecimentos com muito mais calma. Nossa escola tem muitas crianças especiais, que necessitam de um atendimento diferenciado e esta atividade é de extrema importância. Gostei muito “, declarou.

A atividade contou com a participação da Guarda Municipal, Bombeiros Civis e equipes do Samu que auxiliaram os alunos na evacuação do prédio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*