No Cemes de Japeri, foram mais de 300 atendimentos em especialidades médicas, exames e cuidados com a população
Sair cedo para trabalhar durante a semana e retornar com os serviços públicos já fechados era uma rotina comum para a maioria dos moradores de Japeri. Porém, desde a implantação do programa Sábado com Mais Saúde, que oferece exames, consultas e serviços sem burocracia, essa realidade começou a mudar.
Foi o que comprovou Rita Alves, de 42 anos, moradora do Centro de Japeri, ao participar da edição realizada neste sábado (23). A ação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aconteceu no Centro de Especialidades de Japeri (Cemes), na região central, e atendeu mais de 300 pessoas em especialidades como clínica médica, neuropediatria, endocrinologia e urologia. Também foram oferecidos serviços como raio-X, eletrocardiograma, farmácia, odontologia, agendamento no Complexo de Regulação e triagem de enfermagem.
“A saúde da nossa cidade finalmente está atendendo às necessidades da população de forma acessível e sem enrolação. Eu precisava tratar a tireoide, fui a número dois na fila para o endocrinologista e já saí com o medicamento. Estou muito satisfeita”, destacou Rita, já saindo do setor de farmácia com o remédio em mãos.
Presente no evento, o vice-prefeito Carlos Januário ressaltou a importância de ações como essa. “Nós conhecemos a realidade do cidadão de Japeri, que sai muito cedo e volta tarde. Analisamos essa necessidade e lançamos o Sábado com Mais Saúde para atender, principalmente, aqueles que trabalham fora da cidade durante a semana. O programa vem dando muito certo. Já realizamos mais de 10 edições, e em todas elas atendemos mais de 300 pessoas com diversas especialidades e serviços”, declarou o gestor, que esteve acompanhado da secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros.
A subsecretária de Atenção Especializada, Tatiana Soares, destacou que a iniciativa já se consolidou como uma política pública eficiente, trazendo resultados concretos. “No Sábado com Mais Saúde, quem não tem o problema resolvido no mesmo dia já sai com o atendimento agendado e todas as informações necessárias. Desde o início do programa realizamos mais de 3 mil atendimentos”, enfatizou.
Tatiana reforçou que o programa é essencial para incluir toda a população nas ações de saúde da cidade, especialmente aqueles que passam o dia fora devido ao trabalho. “Essas pessoas fazem parte de Japeri e estão contempladas no nosso plano de atendimento à saúde para todos. Além disso, o programa permite o acompanhamento de mães com filhos pequenos e de filhos com pais idosos — fases da vida que exigem mais atenção, mas que muitas vezes são prejudicadas pela rotina de trabalho dos responsáveis”, explicou.
Pacientes satisfeitos
Para Adésio Barbosa, aposentado de 72 anos e morador do Centro de Japeri, controlar a glicose, que estava em 138mg/dL, era um grande desafio. Ao ser encaminhado para a endocrinologia, ele temia que enfrentaria uma longa espera. Contudo, foi surpreendido ao descobrir que o atendimento estaria disponível no Sábado com Mais Saúde.
“Peguei o encaminhamento e pensei: ‘Isso vai demorar.’ Mas me explicaram que hoje teria atendimento. Cheguei às 8h em ponto, fui atendido no guichê e recebi o número um para o Dr. João. Ele vai decidir se posso continuar com meu cafezinho com açúcar. Já estou de dieta e confiante de que ficarei bem”, relatou Adésio, com otimismo.
Já Nathália Carvalho, de 26 anos, aproveitou os serviços de odontologia e retirou medicamentos na farmácia. “O atendimento foi nota 10! Desde a triagem até a odontologia e farmácia, tudo foi rápido e bem organizado. Ainda mais hoje, com esse frio, achei que ia demorar, mas resolvi tudo rápido e vou aproveitar minha folga. Excelente”, elogiou.
Novembro Azul
Em novembro, mês em que a saúde do homem ganha destaque com a Campanha Novembro Azul, o atendimento na especialidade de urologia também foi significativo. Segundo o servidor Rafael, que realizou a triagem, um atendimento foi muito marcante: “Foram distribuídas 30 senhas para a especialidade, e o último paciente da fila foi especial. Ele estava receoso, parecia envergonhado, mas tomou coragem e veio se cuidar. Fiquei feliz por ajudá-lo. Foi um prazer atender a todos e conhecer os novos pacientes da nossa unidade”.
Foram realizados 303 atendimentos: 41 de clínico médica, 31 de endocrinologia, 30 de urologia, 40 de neuropediatra, 37 triagens de enfermagem. Além de sete eletrocardiogramas, seis Raio-X. O Complexo de Regulação fez 12 atendimentos diretos, agendou 10 exames e 25 marcações de consulta; já a odontologia realizou 14 atendimentos e a farmácia 50.
Fotos: PMJ