Japeri realiza 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente neste sábado (07), na E.M João XXIII

Dois delegados e um suplente foram eleitos para representar a cidade no encontro estadual que acontecerá em março de 2025

Debates importantes sobre as políticas públicas de educação ambiental marcaram a 3° Conferência Municipal do Meio Ambiente , que aconteceu neste sábado (07), na Escola Municipal João XXIII, em Japeri. 

Com o tema “Emergência Climática : Desafio da Transformação Ecológica”, o evento da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, teve palestras com a participação de cinco especialistas compartilhando conhecimentos nos tópicos como mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental. 

O Secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Supervisora Ambiental da empresa Águas do Rio, Gabrielli Duarte abriram as discussões sobre o tema Mitigação, que visa reverter ou minimizar situações de risco e impactos ambientais, através de atividades humanas sobre o meio ambiente. Segundo o titular da Pasta, o evento nos faz refletir sobre um tema de urgência para a sociedade. ” Passamos por uma situação de mudanças climáticas em nossa cidade. Tivemos um estado de calamidade e estamos aqui para discutirmos ações efetivas do que podemos fazer para minimizar os efeitos “, explicou.

O segundo tema, foi abordado pela Diretora de Levantamento e prevenções da Defesa Civil,Jaqueline Silva. Ela falou das ações do poder público na cidade, na época das enchentes e deslizamentos ocorridos no início do ano. ” A Prefeitura tem feito um excelente trabalho tanto na ajuda humanitária, quanto na preparação de seus agentes. Na época das chuvas, atuamos nas enchentes e deslizamentos na cidade. Atualmente, temos o grupo de ações coordenadas (GRAC), que realizam reuniões semanais com temas importantes para a preparação dos nossos agentes .Também estão sendo disponibilizados cursos práticos para nos aprimorarmos para situações de riscos , assim como ofertados para alunos da rede pública”, declarou.

Em seguida, o Geógrafo e Doutor Manoel Ricardo Simões falou do tema Justiça Climática, um conceito relacionado

as desigualdades sociais e ambientais que afetam grupos vulnerabilizados. Já a Diretora Técnica da Fundação São Francisco de Assis, Diane Rangel, fez uma análise sobre o tema “Transformação Ecológica”, enquanto o Ambientalista e subsecretário de Biodiversidade do Estado, Hélio Vanderlei, encerrou a programação com a palestra “Governança e Educação Ambiental”. 

Participação popular 

O morador do bairro Vila União, José Pereira Filho, de 51 anos fez questão de participar dos debates. Para ele, a população precisa se interessar pelas questões ambientais. ” Vi um banner do evento na Praça Vereador Wendel Coelho e vim participar, já que sou muito envolvido nas causas sociais. Faço parte de um projeto da causa PCd. É muito bom para questões de conhecimento, se aprofundar nos temas e tirar dúvidas com os especialistas”, comentou.

A Diretora de qualidade ambiental da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA)- Meire Lucy, marcou presença e falou da importância do evento para as gerações futuras. “Estamos trazendo para a nossa cidade, uma discussão tão importante que e a questão das mudanças climáticas. Quero agradecer a prefeita, ela que acredita no nosso trabalho ambiental. Quando abordamos os temas, pensaremos na família , nos nossos sucessores e no nosso futuro. Que possamos entender que quando a última árvore for cortada, o dinheiro não irá nos alimentar e não nos trará oxigénio”, disse.

Eleição de Delegados 

Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Japeri na etapa Estadual. Gilza Rosa e Wedson Serafim foram escolhidos para os cargos de titulares e Valdecir dos Santos, como suplente.

Os debates e propostas elaboradas durante o evento serão encaminhadas para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para acontecer no Rio de Janeiro, em março de 2025, ainda sem data definida.

O evento contou com a presença dos Secretários Municipais; de Ciência e Tecnologia, Renilton Brandão da Silva , de Agricultura e Pesca, José Maurício; da Subsecretária de Assistência Social Sara Costa, Equipes da Guarda Ambiental e Defesa Civil.

 Além de representantes da Ong Onda Verde, dos conselheiros do Meio Ambiente, José Lourival Celestinos dos Santos (Sarney) e Marilene Vasconcelos, da Artesã da Economia Solidária , Gilza Rosa, da Coordenadora das Escolas de Campo , Angélica Aguiar , da Advogada da OAB Nova Iguaçu , Quetellen Vasconcelos e da Sociedade Civil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*