O evento contou com o apoio da Funarj, pelo projeto Giro Cultural, e levantou o público que cantou, junto com os artistas, clássicos da música nacional
Com um repertório diversificado de canções que envolveram e encantaram o público, a segunda noite da Festa da Padroeira, em Japeri, foi marcada por momentos de música, dança e celebração. O evento realizado neste sábado, (7), é fruto da parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e apoio da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), através do projeto Giro Cultural.
A cantora Juliana Maia, com voz cativante, desceu do palco, interagiu e envolveu a plateia em um show que misturou emoção e animação. Ao lado dela, o Padre João Paulo e a Prefeita Fernanda Ontiveros fizeram coro com o público na canção ‘O que é o que é?’, de Gonzaguinha, e a chefe do executivo reafirmou seu compromisso em preparar Japeri para as novas gerações. A plateia respondeu no trecho, “Eu só sei que confio na moça, e na moça eu ponho a força da fé”, e apontaram para a gestora, que respondeu com uma reverência a Nossa Senhora da Conceição, protetora da cidade.
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-11-1170x694.jpg)
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-12-1170x694.jpg)
A noite contou ainda com o show do cantor Rodrigo Shrek, que levou muita energia com suas performances de músicas consagradas da MPB como ‘Fogo e Paixão’, de Wando e ‘Mar de Rosas’, do The Fevers, os rits no violão trouxeram também muitos aplausos. Nos intervalos o controle da animação ficou por conta do DJ Alvin, que manteve todos no clima de festa com seus mixs cheios de ritmo e vibração.
O evento, que celebra a Padroeira da cidade, mostrou ser um espaço de união e alegria, reforçando o valor da cultura e da música como ferramentas de conexão entre a comunidade. Junto com a Prefeita Fernanda Ontiveros, autoridades prestigiaram o evento como os vereadores Walter Trajano e Rogerinho da RR.
“Estamos construindo uma Japeri melhor hoje, para garantir o amanhã do nosso povo, com qualidade, liberdade e bem-estar. Vem muita coisa boa para a nossa cidade e tenho certeza que essas coisas boas são frutos da união do trabalho que a gente faz e da intercessão e proteção de Nossa Senhora da Conceição”, disse a prefeita.
Moradores da região central de Japeri, os amigos Leonardo e Arthur Ferreira e Maria Eduarda e Thaysa aprovaram a festa e a classificaram como a melhor de todos os tempos. “Foi uma festa que deu pra agradecer, se conectar e curtir. Muito boa”, afirmou Thaysa.
As irmãs Nara e Naiara Santos lamentaram que os filhos mais velhos não tenham ido para aproveitar a festa, que reuniu as famílias da cidade em torno da fé e da alegria. “Viemos nos dois dias e trouxemos nossos filhos menores, os maiores não querem mais andar com a gente. Mas, perderam a missa maravilhosa de renovação e agradecimento a Deus, e shows que nos fizeram celebrar a vida e agradecer a proteção de Nossa Senhora da Conceição”, falou Nara abraçando a irmã.
E, o domingo, (8), começou com toque de alvorada, missa, almoço, procissão a partir das 17h e shows do Vestígio Humano e Dj Ciro, fechando a festa. No almoço o grupo Só Família alegrou o almoço dos fiéis.
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-9-1170x694.jpg)
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-8-1170x694.jpg)
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-1.jpg)
Nossa Senhora da Conceição, carinhosamente chamada de ‘Senhora da Baixada’, tem segundo dia de festa em Japeri
Nossa Senhora da Conceição, também conhecida carinhosamente como “Senhora da Baixada”, é adorada como padroeira das cidades de Belford Roxo, Nilópolis, Queimados e Japeri, na Baixada Fluminense. E neste sábado, (8), Japeri realizou o segundo dia de festa e celebração em homenagem à santa.
O evento que saúda à padroeira teve a missa do último dia de novena, presidida pelo Padre Richard, que começou às 19h, e foi destacada pela forte devoção e a conexão da comunidade local com Nossa Senhora da Conceição.
“Já iniciamos agradecendo a Deus que nos reuniu durante nove noites consecutivas para louvar e bendizer o seu nome, através da bênção e da intercessão da Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição. E nesta noite vamos saudar Nossa Senhora com rosas, as rosas da nossa própria vida. Cada vida que se consagra, se entrega, que é fiel, está ofertando uma rosa a Deus”, disse o padre abrindo a missa.
A comunidade católica se reuniu e quem não pôde comparecer à sede da paróquia acompanhou pelas transmissões disponibilizadas nas redes sociais. “É uma celebração para os fiéis expressarem sua fé. Os parceiros, Paróquia e Prefeitura, promovem hoje essa união entre os moradores da região e buscamos alcançar a todos e por isso transmitimos pelas redes sociais da paróquia um pouco dessa nossa confraternização”, disse o Padre João Paulo, que esse ano se despede de Japeri para assumir a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Belford Roxo.
“Eu vou levar Japeri no meu coração. Aqui sepultei meu pai e participei de muitos momentos importantes da cidade. Deixo um pouco de mim, espero que vocês guardem; e levo muito do que fizemos aqui para iniciar uma nova caminhada em Belford Roxo”, finalizou.
Fotos: Samuel Sant’anna
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-3-1170x694.jpg)
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-4-1170x694.jpg)
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-5-1170x694.jpg)
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-14.jpg)
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-13-1170x694.jpg)
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-2-1170x694.jpg)
![](https://www.japeri.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/2-dia-6-1170x694.jpg)