Volta às aulas com muito acolhimento em Japeri

Alunos retornam às escolas com apoio das equipes pedagógicas e reforço no compromisso com a inclusão e a educação infantil.

O primeiro dia de aula é sempre marcado por um misto de emoções. Enquanto alguns estudantes chegam animados para rever os amigos e conhecer os professores, outros enfrentam o desafio de se despedir dos pais pela primeira vez. Em Japeri, onde as aulas foram retomadas nesta segunda-feira, 10, não foi diferente.

A Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, testemunhou alguns destes momentos ao dar as boas-vindas aos alunos e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil José Severino de Souza, no bairro Areal. Ela foi recebida pela gestora Janete Francisco da Rosa, que mais uma vez agradeceu por estar em um novo espaço.

“É tempo de fazer mais pela educação. Estamos adquirindo novas carteiras escolares, mesas para os refeitórios, novos brinquedos, como gangorra, escorrega, casinha de bolinha. O trabalho continua!”, afirmou, destacando o compromisso de seguir avançando e garantindo cada vez mais melhorias para a Rede Municipal de Ensino.

Os pequenos interagiram uns com os outros e viveram momentos de ternura, enquanto algumas crianças, ainda se acostumando à nova rotina, precisaram de um abraço a mais para ganhar confiança. Outras, curiosas e animadas, logo aproveitaram os diversos brinquedos no espaço destinado à elas.

Acolhimento da equipe

Já na Escola Municipal Celita Rodrigues, a cena era de abraços apertados, lágrimas de saudade e sorrisos ansiosos para a chegada de um novo ano letivo. Mas, acima de tudo, o acolhimento da equipe escolar garantiu que cada criança se sentisse segura e bem-vinda nessa nova trajetória.

Desde as primeiras horas da manhã, acompanhamos a rotina dos alunos do transporte escolar até a chegada à unidade. Quem passou pelas ruas também pôde testemunhar o vai e vem destes veículos que atendem 23 rotas. Para muitas famílias, esse serviço é fundamental para garantir o acesso à educação. Gerlaine Silva, mãe do pequeno Bryan, aluno do pré-4, destacou a importância desse suporte. “Espero que eles fiquem bem na escola. O transporte escolar é essencial, porque muitos pais trabalham e não têm como levar os filhos”, afirmou ela.

Entre os alunos do quinto ano, a empolgação era visível. Muitos estavam ansiosos para reencontrar os colegas e começar um novo ciclo. Foi o caso de Luan Cardoso, 8 anos, que expressou seu desejo para 2025: “Espero que seja um ano de muita bênção e alegria”, disse ao lado do colega de turma com quem já havia estudado no ano anterior. Já o amigo Paulo Gustavo Coelho, de 9 anos, destacou a expectativa pelo reencontro com a professora: “Espero fazer muitos amigos. Estava com muita saudade da minha professora, Ana Cristina”, contou enquanto fazia o desjejum com vitamina de banana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*