Feira de Profissões em Japeri inspira mais de 140 estudantes da rede municipal

O evento que aconteceu nesta quarta – feira (13), contou com palestras , estandes de cursos de graduação, preparatórios e de idiomas, entre outros

Mais de 140 alunos da Rede municipal de Ensino de Japeri participaram, nesta quarta-feira (13), da Feira de Profissões promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Realizado na quadra do bairro Nova Belém, o evento teve como tema “Um olhar no futuro vislumbrando novos horizontes” e proporcionou momentos de aprendizado, inspiração e troca de experiências.

A programação foi aberta com a palestra “Eu e o meu futuro”, ministrada por Edmilson Gonçalves, analista do Sebrae. Em seguida, a secretária de Educação, Caroline Ontiveros, destacou a importância da iniciativa.
“Estamos muito felizes em realizar a Feira de Profissões com os alunos da nossa Rede. Contamos com a participação do Sebrae, da Firjan e do Game Graft, a primeira escola pública de jogos do Brasil, que oferece cursos gratuitos aqui na cidade. É muito bom oportunizar essa troca de experiências, para que nossos alunos compreendam que existem diversos caminhos possíveis além do ensino médio e da graduação”, afirmou.

Durante a feira, os estudantes apresentaram vídeos e projetos desenvolvidos nas escolas. Um dos destaques foi o trabalho de mídia da Escola Municipal Professora Etiene de Souza Oliveira, que promove atividades jornalísticas entre os alunos.

A aluna Ana Clara Soares de Sousa, de 14 anos, atuou como repórter durante o evento. “Estou há duas semanas no projeto e já sinto uma sensação maravilhosa ao entrevistar as pessoas. Hoje entrevistei a secretária de Educação. Futuramente, posso ser uma jornalista”, disse a estudante do 9º ano.

Outro destaque foi Samuel Félix, também de 14 anos e responsável pela edição dos vídeos produzidos.”A experiência é muito boa. É um privilégio poder participar. Trabalho com edição há mais de dois anos e também sou apaixonado por games. Tenho o sonho de ser Youtuber”, contou.

Além da Escola Etiene, também participaram da feira as escolas João XXIII, Governador Leonel de Moura Brizola, Santos Dumont, Professora Célia Sobreira, Tania Mara Silva Carnaval Basílio e Bernardino de Melo.

Os estudantes ainda puderam assistir uma apresentação de jazz e visitar estandes de cursos de graduação, preparatórios e de idiomas. Estações temáticas foram organizadas com o apoio das secretarias municipais de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Agricultura e Pesca; Cultura; e Trabalho, Renda, Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Instituições como Águas do Rio, Projeto Resgatando Vidas, Prepara Japeri e o Curso Preparatório Elementar também marcaram presença.

Incentivo e inclusão

A diretora da Escola Municipal Etiene de Souza Oliveira, Simeia Gerhard, celebrou o impacto da iniciativa. “Ver nossos alunos se expressando, criando e interagindo com profissionais inspira toda a Rede. O projeto nasceu com um olhar diferenciado, voltado à inclusão. O caso do Samuel é um exemplo. Ele é PCD e realiza as edições de vídeo com excelência”, declarou.

O professor de História Pedro Borges reforçou o papel transformador do projeto de mídia. “Começamos com o projeto este ano, com a intenção de trazer o melhor para a nossa comunidade escolar, valorizando a participação dos nossos alunos.”

Já a pedagoga Deisemere Costa, do curso Game Graft Japeri, destacou a importância da formação técnica e criativa voltada para o mercado de trabalho. “O curso de games não é só jogar. É também uma profissão rentável. Mesmo com o acesso à internet, muitos alunos ainda têm dificuldade de discernimento, o que é natural da faixa etária. Meu papel é mostrar que nesse universo eles podem seguir diversas carreiras, como criador de conteúdo, desenvolvedor de música, entre outras”, concluiu.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*