Mulheres Retomam a Autoestima com Programa Reconstruindo Sorrisos, em Japeri

Carreta de serviços está estacionada no Paço Municipal e oferece tratamento odontológicos gratuitos à população em vulnerabilidade social

Em Japeri, um sorriso passou a representar muito mais do que simpatia, tornou-se símbolo de dignidade, autoestima e esperança. A cidade é a primeira da Baixada Fluminense a receber a unidade móvel do programa “Reconstruindo Sorrisos”, uma parceria da Prefeitura com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Estacionada no Paço Municipal, a carreta oferece atendimentos odontológicos gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social. O objetivo vai muito além da estética: trata-se de resgatar a qualidade de vida e a confiança de quem, por muito tempo, deixou de sorrir. A unidade chegou ao município na última sexta-feira (14). O acesso aos serviços é feito por meio de encaminhamento das unidades públicas que atendem mulheres em situação de violência.

Entre as beneficiadas está Edjanete Gonçalves da Silva, de 61 anos, cadeirante e moradora de uma casa de repouso na cidade. Emocionada, ela afirmou.”Minha autoestima vai mudar completamente. Vim fazer uma dentadura e vou sair toda bonitona. Estou noiva e me preparando para mostrar a novidade. É uma nova fase da minha vida, estou muito feliz. O atendimento aqui não é nota 10, é mil”, falou.

Outras mulheres também estão redescobrindo a alegria de sorrir. Foi o caso da doméstica Maria de Lurdes da Silva Santos, de 66 anos, moradora de Santa Terezinha. Ela expressou sua gratidão pela iniciativa. “Vim através de uma Instituição de Japeri, meu filho é atendido lá. É a primeira vez que venho, com o sorriso meio vazio. Procuro uma limpeza e, depois, os demais procedimentos. Estou me sentindo bem, fui muito bem atendida”, citou.

Já Luciara da Silva Souza, de 62 anos, moradora do Centro de Engenheiro Pedreira, também celebrou a chegada do projeto.”Moro em Japeri desde os 10 anos e isso é uma grande novidade para a gente. Foi muito bom encontrar este ambiente para cuidar da saúde. O dente é a primeira saúde da pessoa, é o cartão de visita. Estou muito satisfeita em poder vir aqui gratuitamente, cuidar dos dentes e fazer minha dentadura. Tirei os dentes, mas não tenho condições de pagar por uma dentadura, e aqui vou conseguir fazer de graça”, declarou.

Saúde em foco

A técnica de saúde bucal do projeto em Japeri, Andrielle de Oliveira, destacou o impacto do atendimento na vida das mulheres. “Somos responsáveis por reconstruir os sorrisos das mulheres vítimas de violência ou que passaram por algo que afetou sua autoestima. Estamos prontas para acolher, atender e fazer o sorriso delas reaparecer” , falou.

O dentista Dr. Wladimir Martins reforçou a importância do acesso à saúde bucal como um direito fundamental “Viemos trazer confiança. Atendemos a maioria das especialidades odontológicas, promovendo saúde e dignidade” enfatizou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*