Encontro teve palestra da Tenente-Coronel Eliane Cristine e contou com a presença de autoridades do município
A Defesa Civil de Japeri promoveu, nesta segunda-feira (3/6), no CIEP 401 Lucimar de Souza Santos, a 1ª capacitação dos agentes do município em 2025, com foco na psicologia em desastres. O encontro teve como palestrante a Tenente-Coronel Eliane Cristine, psicóloga na área, que compartilhou conhecimentos essenciais para atuação humanizada em momentos críticos.
A formação abordou conteúdos como psicologia de emergências, primeiros socorros psicológicos, intervenção em crises, saúde mental e luto, além da interface entre psicologia em desastres e políticas públicas de defesa civil, assistência social e saúde. O objetivo é preparar os profissionais para prestar atendimento emocional às vítimas e comunidades afetadas por tragédias e desastres naturais.
A palestrante, Tenente-Coronel Eliane Cristine, elogiou a iniciativa da prefeitura e ressaltou que o cuidado com a saúde mental deve estar integrado às ações de respostas e desastres: ” Atuar em emergências exige preparo técnico, mas também empatia e escuta. É nesse momento que o suporte psicológico faz toda diferença para vítimas e agentes.”

Presente no evento, o vice-prefeito Carlos Januário destacou a importância da capacitação contínua: ”Capacitar nossos agentes é garantir um atendimento mais acolhedor e preparo em momentos de dor. Investor e, pessoas é investir em vidas.”
O vereador Abner Madeira também marcou presença e ressaltou o papel do servidor público ter essa capacitação para saber lidar em situações de emergência: ” A atuação da Defesa Civil é essencial, e quando ela é feita com sensibilidade e preparo, o impacto é ainda maior na vida de quem sofre.”
Já o secretário municipal da Defesa Civil, Ziel Pavani, pontuou os avanços do setor: ” Estamos comprometidos com a valorização e qualificação dos nossos agentes. Esta capacitação é o começo de um ciclo de formações que pretendemos oferecer ao longo do ano.”
Durante a palestra, a gerente da Defesa Civil de Japeri, Luciana Siqueira, acompanhou atentamente o conteúdo e reforçou a relevância do tema: ”Nosso trabalho vai além da resposta rápida. É preciso cuidar do emocional de quem está vulnerável. Esse conhecimento será fundamental no dia a dia dos nossos agentes.”
Fotos: PMJ





