Japeri participa de seminário nacional para fortalecer a atuação da Atenção Primária no território

Município integra debates sobre equidade, vínculo e qualidade no cuidado durante encontro do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro

Profissionais da Atenção Básica de Japeri participaram, nos dias 25 e 26 de novembro, do ‘Seminário da Atenção Primária à Saúde nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado’, realizado no Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro,  pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. A etapa fluminense encerrou a rota nacional do seminário, reunindo equipes de todo o Estado para debater boas práticas, gestão do cuidado e aprimoramento da atuação territorial.

A programação trouxe discussões sobre ferramentas de cuidado, gestão e sistemas de informação como e-SUS e Siaps, além de mesas dedicadas às boas práticas na Saúde da Família e na Saúde Bucal. Representando o município, a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, destacou a relevância da participação: “Participar desse seminário é vivenciar uma troca que fortalece nossa prática e amplia nossa capacidade de enxergar o território com ainda mais sensibilidade e estratégia. Voltamos para Japeri motivados e preparados para aprimorar o cuidado oferecido à população”, explicou. 

O encontro reuniu profissionais de todas as regiões do Estado, da Baixada à Costa Verde, do interior à capital, reforçando a centralidade da Atenção Primária na organização das redes de saúde. Autoridades como a secretária de Atenção Primária, Ana Luiza Caldas, e o secretário municipal de Saúde da capital, Daniel Soranz, também participaram das discussões, que enfatizaram a necessidade de um SUS que escuta, se conecta aos territórios e responde às múltiplas realidades fluminenses.

Durante o evento, a presidente dos  Conselhos Municipais de Secretarias de Saúde (Cosems RJ), Maria da Conceição de Souza Rocha, ressaltou a importância da iniciativa ao trazer novamente a Atenção Primária para o centro da discussão. “O seminário é algo inédito, trazido pelo governo nesse novo tempo. Ele recoloca a Atenção Primária como eixo coordenador do cuidado e como ordenadora da rede. Hoje, nenhum governo tem dúvida da importância de organizar sua rede a partir da APS”, afirmou.

O subsecretário de Planejamento, Charles de Deus, também integrou a comitiva de Japeri, que contou ainda com outros servidores da Saúde, ampliando a participação do município nas discussões e no aprimoramento contínuo das políticas públicas. Com a presença deles, Japeri ampliou a troca de experiências e fortaleceu a construção de soluções que aproximem cada vez mais a Atenção Primária da vida real das pessoas e das necessidades do território.  

Fotos: MS, Otics

Texto: Jamille Cristina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*