Matrículas para 2026 têm início na Rede Municipal de Ensino de Japeri

Etapa presencial segue cronograma oficial e contempla novos alunos, transferências internas e estudantes oriundos de terminalidade  

Após o encerramento do período de pré-matrícula online, a Rede Municipal de Ensino de Japeri deu início à etapa de matrícula presencial para o ano letivo de 2026, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação. Até hoje, sexta-feira (16), acontece a matrícula inicial destinada aos alunos concluintes de uma unidade escolar que foram encaminhados para outra escola da rede, dando continuidade aos estudos no segmento seguinte: Pré 4, 1º e 6º ano. provenientes da própria Rede Municipal e de instituições conveniadas. 


Já no período de 19 a 23 de janeiro de 2026, será realizada a matrícula inicial para a Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular, Educação Especial e EJA, exclusivamente para solicitantes de transferências internas entre unidades da rede. Já no período de 19 a 23 de janeiro de 2026, será realizada a matrícula inicial para a Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular, Educação Especial e EJA, exclusivamente para solicitantes de transferências internas entre unidades da rede. 
Nesse mesmo período, de 19 a 23 de janeiro, os alunos contemplados nas novas matrículas e transferências internas deverão se apresentar diretamente nas Unidades Escolares para a confirmação da vaga e entrega da documentação necessária. Já o encerramento das matrículas está previsto para o dia 27 de março de 2026, referente ao 1º semestre das fases da EJA. 

No ato da matrícula por transferência, o pai, mãe ou responsável legal pelo aluno deverá apresentar a cópia do registro de nascimento, declaração da escola de origem ou histórico escolar, duas fotos 3×4, comprovante de residência atualizado, atestado de saúde recente com validade de até um ano e, nos casos necessários, laudo médico para alunos com deficiência. Também será exigida a apresentação da cópia da carteira de identidade e do CPF do responsável legal e, para alunos maiores de 18 anos, da carteira de identidade, CPF e certificado de reservista ou comprovante de dispensa. Além disso, deverão ser apresentados o cartão do SUS e o cartão do Bolsa Família, quando houver.


A secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, reforçou a importância de atenção aos prazos e à apresentação nas unidades escolares. “Essa etapa é fundamental para garantir a organização do ano letivo e o acolhimento adequado dos nossos estudantes. Pedimos que as famílias fiquem atentas ao cronograma e compareçam às unidades no período correto, para que possamos iniciar 2026 com tudo organizado e com nossas escolas preparadas para receber os alunos”, destacou. 

Texto: Caroline Barbosa

Foto: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*