APAE promove festa junina para alunos e familiares e amigos dos Excepcionais

O arraiá reuniu os alunos em uma dança de quadrilha e outras brincadeiras

Comidas típicas, desfiles de roupas à caráter, sorteios de prendas e muita alegria marcaram o “Arraiá Mais que Especial” da Associação de Pais e Amigos (APAE) de Japeri. A animação ficou por conta dos alunos e familiares que celebraram a festa julina com emoção nesta sexta-feira (15).

A festa da roça contou com a presença de familiares e amigos que fizeram questão de prestigiar o evento, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) e garante os serviços prestados aos beneficiários.

Foto: Lucas Alexandre

De acordo a coordenadora geral da Instituição, Adriana Mello, são 103 famílias beneficiadas, mas hoje cerca de 90 participaram da festividade, que contou com a participação de profissionais e voluntários.

O convênio oferece atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e nutrição. Para ingressar na APAE não existe idade mínima. Atualmente estão matriculados alunos de zero a 50 anos.

Qualidade de vida

Segundo a coordenadora, o objetivo da instituição é preparar os alunos para uma vida de qualidade. Fazer com que eles consigam exercer atividades do dia a dia, que vão desde escovar os dentes até aprenderem a tocar um instrumento musical.

“A gente faz questão de colocar esses eventos no calendário anual. Eles são de extrema importância para a interação entre os alunos e os responsáveis. Eles dançaram, brincaram e se divertiram”, comemorou a coordenadora.

Vanessa Godinho, de 37 anos, mãe da portadora de Transtorno Espectro Autista, Sofia Godinho, de 7 anos, conta que a filha  chegou à Instituição antes de completar três anos de idade. “Ela participa das oficinas durante a manhã e está sendo preparada para ingressar no ensino regular”, contou, acrescentando que a menina gosta de todas as terapias, mas especialmente das aulas de música.

A sede da  APAE fica localizada na Estrada Ary Schiavo, no  sítio do Willian, cujo aluguel é custeado pela Prefeitura Municipal de Japeri.