Japeri recebe exposição “Retratos da Terra” com alunos da escola Ary Schiavo A exposição “Retratos da Terra” desembarca na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, nesta quinta-feira, (29)
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Japeri, recebeu na última quinta-feira (29), a mostra “Retratos da Terra”, que traz a visão dos alunos da Escola Municipal Ary Schiavo sobre a cidade. Ministradas pela fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) Karina Bacchi e pela fotógrafa local convidada, Kellen Vieira.
Com oficinas de formação com técnica em fotografia, o projeto chegou à cidade em junho e contemplou 19 alunos do 9º ano. Foram duas semanas explorando as várias formas de sustentabilidade identificadas pelos estudantes dentro da cidade.
Moradora de Japeri, a fotógrafa Kellen foi convidada para participar das oficinas com Karina, curadora responsável pelo “Retratos da Terra”, originariamente de São Paulo. Ambas ressaltaram como a fotografia é uma importante ferramenta de expressão artística e de desenvolvimento profissional.
Ao término das oficinas, foram doadas cinco câmeras fotográficas para a cidade. Uma ficou na escola para o coletivo que foi formado e as outras quatro sorteadas entre os alunos participantes do projeto. O objetivo é estimular o desenvolvimento do potencial artístico e profissional a partir da vivência com a fotografia. Além de Japeri, a exposição estará em cartaz em outras sete cidades do Brasil.
Os alunos do 9° ano, João Victor de Souza Crispim e Ana Clara Moura Fernandes, já estão trabalhando como fotógrafos na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. “Tem sido muito enriquecedor trabalhar aqui na igreja o que aprendi no projeto. Eu vi que a cidade pode ser linda. A natureza, suas flores, seus animais”, conta ele, ao lado de sua foto dos patinhos.
Para o morador Francisco Medeiros foi recompensador acompanhar os alunos pela cidade nos bastidores das fotos. “Em meus 72 anos, nunca tinha subido o morro da asa delta (Pico da Coragem) e meus filhos não acreditavam que eu conseguiria. Ver os adolescentes fotografando e agora acompanhando o resultado na exposição, é muito bom”, relatou o diretor da associação de moradores.
O projeto roda o Brasil desde 2014 impactando cerca de 1.500 participantes em 53 cidades do país. Com patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), a apresentação é uma iniciativa da Elo 3 e fica em cartaz na cidade até 29 de outubro.
Texto por Luana Rodrigues
Fotos: Lucas Alexandre