Campanha Outubro Rosa é encerrada com muita alegria na Academia do Idoso

Palestras, atendimentos e muita dança das alunas do Programa Viver com Saúde marcaram o evento

Uma manhã de muita alegria, informação e serviços prestados à população japeriense. Assim foi o evento de encerramento da campanha Outubro Rosa, que aconteceu nesta segunda-feira (31), na Academia do Idoso.  A  ação contou com a presença da prefeita Drª Fernanda Ontiveros, da secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso e de outras autoridades municipais.

As alunas da terceira idade do Programa Viver com Saúde deram um show com duas apresentações de dança, mostrando disposição. Em seguida, uma palestra foi ministrada por Karine Rocha,  que faz parte da equipe de coordenação do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca). Karine falou da importância da prevenção ao câncer de mama e do autoexame.

“O câncer de mama ainda é uma das doenças que mais mata mulheres. Ver toda a equipe engajada nessa causa, levando orientação para nossas japerienses é muita gratidão”, disse

Alunas do Programa Viver com Saúde / Foto: Lucas Alexandre

E não parou por aí.  Uma mobilização da saúde atendeu  mais de 150 pessoas que puderam fazer agendamentos de consultas, coleta de preventivo, testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis, auriculoterapia e vacinação contra Covid-19 e Influenza.

Em sua fala, a secretária  Ana Luíza , enfatizou como sua pasta  tem trabalhado com excelência no que se refere à saúde da mulher.

“No mês de Outubro intensificamos os cuidados com a saúde feminina. Tivemos mais fluxo de atendimentos e marcações de exames na Casa da Mulher, como  mamografia e  ainda com ações de conscientização. Isso é muito importante para nossa cidade”, disse.

Secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso / Foto: Lucas Alexandre

A prefeita   disse que a campanha do Outubro Rosa na cidade teve um bom resultado.

“Passamos todo o mês de Outubro falando sobre prevenção e massificando os serviços. Conseguimos realizar uma ótima campanha na cidade. E é importante lembrar que a saúde feminina é importante, não só no mês de Outubro, como em todos os outros meses”, disse  a gestora.

Prefeita Drª Fernanda Ontiveros / Foto: Lucas Alexandre

Moradora do bairro São Jorge, Maria Isabel, de 67 anos, contou que gostou muito do evento e deixou uma mensagem para as mulheres com câncer de mama:

“Não desistam da vida. Tenham sempre fé em Deus. Vivam sempre com alegria e passem por cada etapa com esperança de dias melhores”, disse.

Foto: Lucas Alexandre

FOTOGALERIA