Festa de São Jorge com muito axé e animação, em Japeri

O evento contou com um público umbandista e candomblecista

São Jorge para alguns, Guerreiro Ogum para outros e ambos comemorados no dia 23 de abril. E neste clima de festa, o Santo foi homenageado pela primeira vez com uma feijoada na Associação Religiosa Axé Ode Omim Age Bossi Alaketo, no bairro São Jorge, em Japeri.

Foi com muito axé e animação que o público umbandista e candomblecista declarou sua fé a São Jorge (Ogum), que possui seguidores por todos os cantos do Rio de Janeiro. Foi o caso da manicure , Paula Silva, de 49 anos. “Sou de Nova Iguaçu, mas estou aqui para homenagear o meu Santo Guerreiro. Tô gostando muito de curtir a festa neste local familiar. Que tenha mais eventos como este na cidade” , disse.

A prefeita Dra. Fernanda Ontiveros esteve no local e falou da importância desta comemoração para a cidade. ” É muito significativa esta comemoração, por ser a primeira com o apoio da Prefeitura. Nosso dever é garantir o reconhecimento e o respeito à diversidade religiosa, bem como o enfrentamento da intolerância e a defesa do direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas no município”, declarou a gestora.

Durante o evento uma roda para louvar os Orixás cultuados pelas religiões de matrizes africana foi comandada pelo Babalorixá Renato Ty Oxossi. Para ele , o encontro visa valorizar a religião.” É fundamental termos este tipo de festividade na qual envolve toda a comunidade. O apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura nos ajuda a difundir a cultura religiosa na cidade” , enfatizou.

Para o morador do bairro Delamare Valdomiro Pauno Filho, 66 anos, a festa é para todos os públicos. ” Sou evangélico, mas estou aproveitando o evento que está maravilhoso. Tem jovens, adultos e idosos que estão aproveitando muito” , disse.

Estiveram presentes, além das lideranças religiosas e entidades representativas deste segmento, o vice – prefeito Carlos Januário, o vereador Ziel Pavani , a subsecretária de Cultura Daniela Beliago , a Secretária de Esporte Turismo e Lazer, Valeria Carla, de Educação, Caroline Ontiveros, de Orçamento e Gestão , Andrea Guimaraes de Souza , entre outras autoridades.