Prefeita de Japeri assume a presidência do Consórcio Centro Sul I

A prefeita Dra. Fernanda Ontiveros é a nova presidente do Consórcio Centro Sul I. A posse aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê durante reunião ordinária nesta terça-feira, (01). A gestora substituiu o ex-prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, Maneko Artemenko.

Ambos foram eleitos em março de 2021, para a diretoria do consórcio, que é composto pelos municípios de Queimados, Japeri, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Paracambi. Atualmente , a sede oficial fica na cidade de Paulo de Frontin.

A reunião foi marcada por debates relacionados ao plano de educação ambiental entre os consorciados. A prefeita, aproveitou a oportunidade para falar do seu dever em assumir o posto mais alto do Consórcio. “Assumi hoje o consórcio e já na nossa primeira assembleia coloquei algumas pautas importantes, com estudos junto aos municípios com relação a coleta, onde vários pontos foram abordados. E meu sentimento é de responsabilidade, união e cuidado com o recurso público de forma transparente “, declarou.

Para a Secretária de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, agora com a Prefeita no comando do Consórcio todos os programas serão alavancados. “Com a Dra. Fernanda Ontiveros nesta posição será um divisor de águas dentro da gestão consorciada de resíduos sólidos. Vamos transformar em modelo de gestão com ela, já que ela acolhe as nossas ideias técnicas”, enfatizou.

Já Francine Ramalho, atual diretora do Consórcio, disse que o órgão vai caminhar mais rápido com a presença da Prefeita como presidente. “Essa nova gestão vai somar para o trabalho acontecer, visto que a prefeita tem um olhar bem amplo na relação com os municípios. Vamos caminhar e bem mais rápido com essa nova direção”, disse.

O evento contou com a presença do ex-secretário de Assistência Social, José Áureo Valença, de Meio Ambiente e Protetora dos Animais de Queimados, Andréia Loureiro; do Procurador do Município de Paracambi, Ricardo Alexandre, dos representantes do município de Mendes, Zélia Raguzzoni, de Paracambi, Wallace Rezende, de Paulo de Frontin Luís Eduardo Machado. Além da Engenheira Ambiental, Carol Carrozzino, da AGENERSA – Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro.