Alunos da E.M Teófilo Cunha participam de projeto de educação ambiental

A atividade foi realizada pelo Comitê Guandu, em parceria com a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Semades)

Um dia diferente de aprendizagem na Escola Municipal Teófilo Cunha, em Japeri. Foi assim a manhã desta terça-feira (19), de aproximadamente 60 alunos que participaram do “Amigos do Guandu”, na unidade de ensino.

O projeto de educação ambiental é realizado pelo Comitê Guandu, em parceria com a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Semades).Com vídeos educativos e atividades lúdicas, os estudantes das turmas de educação infantil I, 1°, 2°e 3° série aprenderam de forma divertida a respeito da importância da conservação do meio ambiente.

O projeto visa conscientizar os alunos através de aulas com conteúdo prático desenvolvidas para o público infantil. De acordo com a titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, a realização de atividades de educação ambiental é fundamental para a formação da consciência ambiental para as novas gerações. “Considero um momento muito importante, já que trabalha a educação ambiental dentro das escolas. E tudo começa com a criança, para sermos adultos melhores. Hoje , os alunos interagiram muito porque trouxe atividades práticas com conscientização necessária para o aprendizado deles, tudo isso aliado a um modelo lúdico e dinâmico que facilita bastante no processo de ensino” , declarou.

Já a pedagoga do projeto ” Amigos do Guandu”, Andrezza de Oliveira Maciel, ressaltou a importância da educação ambiental nas escolas. ” As crianças que vão mudar a realidade que estamos vivendo hoje. O planeta está pedindo socorro. E essa mudança que precisamos trazer para eles, através da conscientização trabalhada nas escolas. As crianças que serão as multiplicadoras destas atividades que serão apresentadas “, disse.

A diretora da unidade, Alessandra Chagas da Silva, ficou feliz em receber o projeto pela primeira vez. ” Fiquei muito feliz quando recebi a notícia que a minha escola seria contemplada. É extremamente significativo o trabalho de educação ambiental dentro das unidades escolares. A partir dessas ações que as crianças vão se interessar e passam a refletir a respeito da preservação da natureza”, explicou.

Educação ambiental

A professora Márcia Rodrigues Fernandes de Araújo destacou a atividade como um divisor de águas na educação ambiental dos alunos. “A educação ambiental, junto às escolas do município, faz cumprir a obrigação de implementar ao projeto pedagógico atividades que sensibilizem e promovam cuidados com a natureza e tornem os alunos disseminadores de bons hábitos com o meio em que vivem e garantem mudanças significativas”, salientou.

Os alunos aproveitaram cada momento da atividade e se divertiam também. Foi o caso da aluna Maria Vitória de Oliveira Martins, de 09 anos, da 2° série. ” Foi muito boa a aula. É muito importante cuidar da natureza, dos rios e das florestas. Agora eu vou falar pro pessoal lá em casa que a gente tem que cuidar sempre do meio ambiente”, falou.