Aluno da Escola Municipal Ary Schiavo é bronze na OBMEP

O prêmio tem o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática

Quando Gabriel dos Santos Santana, (16), chegou nesta quarta-feira, (20), na Escola Municipal Ary Schiavo para sua formatura de conclusão do ensino fundamental, não imaginava que teria outros dois motivos para comemorar. O aluno do 9º ano, que esbanjava alegria pela conclusão de mais uma fase estudantil, recebeu no momento da certificação a medalha de bronze, nível 2 da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Ele também obteve a melhor nota da turma 904. O evento aconteceu na quadra da escola, em Japeri. 

“Se eu soubesse que estava indo bem tinha insistido nas outras duas questões em que fiquei em dúvida. Mas, o importante foi que vencemos”, disse o aluno que quer ser engenheiro e entende o prêmio como um trabalho de equipe.  

Para o diretor Leandro da Silva, na gestão da unidade desde 2021, a premiação do aluno mostra que o ensino, a dedicação e a persistência da equipe, aliados à determinação, à vontade do aluno e ao apoio familiar chegam a resultados como esse. “Ele é um exemplo de que a escola pública tem um grande valor. Que estamos no caminho certo”, disse o gestor. 

Único aluno de Japeri condecorado entre todas as escolas públicas e particulares que participaram da olimpíada, Gabriel é um jovem com sonhos comuns e que vive em Nova Belém com a mãe Beatriz Silva. “Ele é um menino calmo, estudioso e com sonhos que eu digo que se ele se esforçar pode realizar. Eu estou muito feliz por essa conquista. Matemática não é fácil, mas ele conseguiu”, disse orgulhosa. 

Formatura 2023 

Quando o ano de 2024 começar, 144 destinos não serão mais os bancos escolares da Escola Municipal Ary Schiavo. É que os alunos das cinco turmas de nono ano se formaram e agora vão rumo ao ensino médio. A cerimônia de formatura reuniu centenas de pessoas e aconteceu na quadra da escola nesta quarta-feira, (20), às 18h.  

Flores, brilho, nervosismo e muitos aplausos marcaram a cerimônia que contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores e funcionários da escola e familiares dos alunos.  As turmas 901, 902, 903, 904 e a de Educação para Jovens e Adultos (EJA) viveram momentos de emoção e despedida. Agora, o destino é o ensino médio e a unidade vai ficar na lembrança pelos bons momentos de ensino, convivência e aprendizado.  

O ex-aluno da unidade, João Victor, pensando nos bons momentos vividos, voltou para acompanhar a formatura do amigo, Douglas Barbosa, (16). Eles se separaram no ano passado quando João foi para o ensino médio. “Vim dar parabéns ao meu amigo por ter completado essa fase. Pena que para o ensino médio ele escolheu outra unidade. Mas, estou aqui pra dar parabéns e matar as saudades da escola”, relatou. 

João Victor, ex-aluno, voltou a escola para parabenizar o amigo, Douglas Barbosa, que também levou a mãe Jaqueline para a formatura

A mãe, Jaqueline Maria, não escondia a felicidade de quem vai ver o filho viver um novo tempo. “Agora vai ser tudo novo. Ele vai para outra escola, viver outras experiências e outros aprendizados. Eu estou muito feliz”, falou ao posar para a foto com o filho e o amigo. 

O evento contou com momentos de grande emoção e o diretor Leandro relembrou o recente concurso de redação em que a escola concorreu em nove categorias e ganhou em seis. “Vocês foram os grandes responsáveis por essa premiação, saibam que vocês não fazem parte da história de Japeri.  Vocês são a história de Japeri. Trilhem seus caminhos, levem de nós nossas palavras, as boas e as mais duras, porque todas foram para o crescimento e para o sucesso de vocês”, finalizou. 

Lucimara Martins ficou emocionada com a homenagem da filha Karla

Pais e responsáveis chegaram ao evento com flores e presentes pelo orgulho desse momento vivido pelos adolescentes. A estudante Carolina Souza fez os agradecimentos àqueles que preparam o caminho, dando amparo e condições para o cumprimento de mais uma etapa. “Agradecemos a vocês que prepararam tudo até aqui. Foi uma longa caminhada, mas hoje temos a certeza de que juntos superamos os obstáculos e vencemos”, declamou a aluna e convidou os formandos a abraçarem pais e responsáveis. 

Chamados pelos alunos como ‘parte da conquista’, os professores e funcionários também foram homenageados e receberam os agradecimentos por incentivar e acreditar que as conquistas são sempre um sonho possível. 

Todos os 108 funcionários da unidade estiveram envolvidos no evento. 

OBMEP 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. 
 

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*