Mais de 250 professores tomaram posse nesta terça-feira (20), em Japeri

Os aprovados fizeram o concurso público em outubro do ano passado e já começam a atuar logo após a lotação nas escolas

A quadra da Escola Municipal Ary Schiavo, em Japeri, foi   cenário de emoção e muita expectativa na hora da escolha de escola pelos aprovados no concurso público da área da educação. Eles começaram a tomar posse nesta terça-feira (20). Com a convocação, os profissionais vão reforçar o efetivo da Rede Municipal Ensino. As aulas  começam no próximo dia 26.

Mais de 250 concursados foram lotados em unidades escolares da cidade.   A cada nome chamado para a entrega de documentos ouviam-se aplausos, como forma de apoio uns aos outros.

Os professores  não esconderam  a emoção. “Estava trabalhando aqui no município  há 2 anos por meio de contrato. Quando vim pra cá, fiquei maravilhada pela tranquilidade. Também trabalhava em São João de Meriti e pedi exoneração para tomar posse aqui”, afirmou a cuidadora de alunos de educação especial, Patrícia Renata Donato, moradora de Nova Iguaçu.

A japeriense Priscila Amorim, 38 anos, também foi aprovada para a vaga de cuidador de alunos especiais. “Sou moradora da cidade e atuo como fisioterapeuta. Sei da importância de ter esse suporte que essas crianças do nosso município precisam. Estou muito feliz e ansiosa com mais essa oportunidade que tive e vou dar o meu melhor”, contou.

Com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Isabela de Oliveira Botelho, de 18 anos, ficou em primeiro lugar na vaga de PCD, no cargo de assistente de creche. O pai, Alexandre Botelho José, acompanhou tudo com orgulho e certeza do dever cumprido.

“É minha primeira oportunidade de trabalho. Não consigo descrever a minha felicidade neste momento. Tô ansiosa para começar a atuar na minha área”, expressou a jovem.

Deficiente visual, Bruno Felipe da Silva, de 40 anos, é Professor II e também atua em outra cidade. “Estou muito feliz por essa conquista tão significativa, pois sou uma pessoa com deficiência visual. Temos problemas com acessibilidade, mas conseguimos ultrapassar essas barreiras com ajuda de colegas de profissão. Atuo na rede pública há dois anos na cidade de Queimados. Lá vou trabalhar pela manhã e aqui vou atuar na parte da tarde”, declarou o funcionário público.

A nutricionista Pamela Miranda,  30 anos, também é deficiente visual e tem Visão Monocular, quando um dos olhos têm 20% ou menos do ato de enxergar. “Estou muito emocionada e até agora sem acreditar que consegui realizar este grande sonho: passar em um concurso público. Estou aqui para fazer a diferença na cidade”, disse desejando ficar na E.M. Ary Schiavo.

Secretária de Educação

A secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, destacou a importância da contratação de novos profissionais no município e felicitou os empossados.

“Com a chegada destes profissionais vamos conseguir atender de uma forma muito mais ampla toda a nossa comunidade escolar, tanto com a assistência social e profissionais da área da psicologia. Com isto, vamos atender os alunos e os pais de alunos. Parabéns a todos”, declarou a gestora

Já o vice-prefeito Carlos Januário fez questão de cumprimentar os professores que estão chegando no município. “Foi um passo muito grande.  Uma vitória no nosso governo, que acabou com a dificuldade de colocar os alunos em sala de aula, por falta de professores. Com isso eu quero desejar boa sorte e boas-vindas a todos os profissionais que passaram por mérito no concurso público de Japeri”, enfatizou.

DE OUTRAS CIDADES

Entre os aprovados pessoas de municípios distantes, como é o caso dos amigos Juan Carlo e Jorge Alexandre, ambos professores de matemática da rede privada e moradores de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles foram lotados na Escola Municipal João XXIII.

“Estou muito feliz por este momento. Trabalho na rede privada e um concurso público é tudo que mais queria. Será uma grande experiência profissional”, disse Juan Carlo, de 26 anos. Ele afirmou, ainda, estar ansioso para começar a nova jornada de trabalho e promete fazer o melhor pelos seus futuros alunos.

Já Jorge Alexandre Corrêa Júnior, de 30 anos, falou da expectativa em tomar posse em um cargo público. ” Quero poder contribuir para uma educação de qualidade no município. Trabalho na rede privada e um cargo público é a realização de um sonho”, falou.

Os convocados da área da educação são para as vagas de assistente de creche, cuidador de alunos com necessidades especiais, nutricionista, orientador educacional e pedagógico. Além de professores de educação básica, artes, ciências, educação física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, de educação e supervisor educacional. Psicólogo e assistente social vão integrar a Rede de Ensino pela primeira vez.