Japeri encerra mês do Setembro Amarelo com evento voltado à saúde mental dos trabalhadores

Encerramento contou com palestras, dinâmicas simbólicas e entrega de girassóis como gesto de acolhimento

A subsecretaria de Atenção Especializada da Prefeitura de Japeri realizou, nesta sexta-feira, (26), o encerramento das ações do Setembro Amarelo com um evento especial no auditório do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira. A programação contou com palestras, dinâmicas e a presença de profissionais e autoridades que reforçaram a importância da conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio.

Durante o encontro, a subsecretária Cristiane Souza destacou a relevância de promover um mês inteiro de atividades voltadas à valorização da vida. “Alcançamos, com essas ações, não apenas os usuários dos serviços de saúde mental, mas também pessoas que, muitas vezes, ignoram sinais em si mesmas ou em alguém próximo de sofrimento emocional, como depressão, automutilação e risco de suicídio”, afirmou.

O evento teve a participação da secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, e do vereador Marquinhos Coronel. Caroline ressaltou a parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, que levou ações de conscientização para dentro das escolas da rede municipal. “As unidades Etiene de Souza Oliveira e Santos Dumont, por exemplo, estão recebendo palestras sobre saúde mental, além de atividades de educação ambiental, como o projeto Plantando Leitura e distribuição de mudas, ações que contribuem para a prevenção e o cuidado com a saúde mental”, explicou.

A programação contou ainda com a palestra da psico-oncologista, Dra. Ingrid Raiol, sobre os desafios do cuidado em saúde mental; uma análise do panorama local com o coordenador do Programa de Saúde do Trabalhador, José Carlos, e uma dinâmica conduzida pela psicóloga Simone Pontes. Os trabalhadores presentes no evento aprovaram a ação. “A gente que vive cuidando, hoje fomos despertados para os nossos próprios cuidados. E vimos como é importante estar bem para propagar esse bem-cuidar”, disse a assistente social Silvana.

Um dos momentos mais marcantes foi a dinâmica do alívio, em que os participantes estouraram balões amarelos que, juntos, formavam um grande coração. Cada balão representava um sentimento que causava dor ou incômodo, simbolizando a liberação emocional. Ao final da atividade, todos receberam girassóis,  símbolos de luz, esperança e acolhimento.

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*