Parceria entre o projeto e a Secretaria Municipal de Cultura garante mais uma edição de sucesso no município
O encanto do cinema tomou conta do Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães, em Engenheiro Pedreira, durante a passagem do Festival Baixada Animada 2025. Com duas sessões diárias nos dias 23 e 24 de outubro, o evento reuniu cerca de 200 crianças das escolas Municipal Santa Terezinha, Municipal Santa Inês e Centro de Ensino Nova Opção, que viveram momentos de muita diversão, aprendizado e imaginação.
A iniciativa foi fruto de uma parceria entre o projeto Baixada Animada e a Secretaria Municipal de Cultura, reforçando o compromisso da gestão com a democratização do acesso à cultura e à arte. Foi apresentado uma seleção de curtas-metragens e animações brasileiras que abordam temas como diversidade, meio ambiente, solidariedade, respeito e criatividade, de maneira leve, educativa e envolvente.
A ação despertou o interesse das crianças e adolescentes pelo universo do cinema, promovendo momentos de reflexão, riso e descoberta. A secretária municipal de Cultura, Daniella Beliago, destacou a importância de promover atividades culturais que ampliem o repertório dos estudantes da rede municipal. “O Baixada Animada” é um projeto que vai muito além da exibição de filmes. Ele estimula a criatividade, o olhar artístico e o senso crítico das nossas crianças. Trazer iniciativas como essa para Japeri mostra o quanto estamos comprometidos em garantir o acesso à cultura e à arte como ferramentas de transformação social”, afirmou.

Sobre o projeto
Criado em 2006, o Baixada Animada é um dos mais importantes festivais dedicados à difusão do cinema de animação autoral no Brasil. Atualmente em sua 18ª edição, o projeto faz parte do Festival Ibero-Americano de Cinema de Animação e percorre diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, e também fora dele, levando a magia da sétima arte para públicos de todas as idades.
Esta é a terceira vez que o festival chega a Japeri, despertando o interesse das crianças pelo universo cinematográfico. Ele foi marcado por momentos de encantamento e curiosidade, com os pequenos espectadores se envolvendo com cada história exibida na telona.
