Japeri vacina mais de 9 mil cães e gatos contra a raiva em campanha municipal

Com 22 pontos de vacinação e grande adesão da população, ação coordenada pela Vigilância em Saúde reforça o cuidado com os pets da cidade

A cidade de Japeri mostrou, mais uma vez, que cuidar dos animais é um gesto de amor coletivo. Neste sábado, (27), a Prefeitura promoveu a grande Campanha de Vacinação de Pets e 9.115 animais foram imunizados contra a raiva, sendo 6.933 cães e 2.182 gatos, nos 22 pontos de vacinação espalhados pelo município.

A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, mobilizou 120 profissionais e contou com o apoio da população, que compareceu em peso levando seus companheiros de quatro patas para receber a dose que protege contra a raiva,  uma doença grave, transmitida por mordidas, lambidas e arranhões de animais infectados.

Para garantir a segurança, os tutores seguiram as orientações da equipe técnica e levaram cães com coleiras e focinheiras, quando necessário, e gatos em caixas apropriadas de transporte. A vacina, que é recomendada para animais a partir de três meses de idade, faz parte do calendário anual de imunização no Estado.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, celebrou o engajamento da população e destacou o papel dos pets na vida dos japerienses: “Foi um alcance muito satisfatório, principalmente em uma cidade como a nossa, onde os pets são verdadeiros companheiros de crianças e idosos. Esse cuidado vai muito além da saúde animal, ele protege também toda a família e reforça os laços de afeto que esses animais representam nos lares de Japeri”, explicou a gestora. 

Morador do bairro São Jorge,  Sr Antônio Carlos levou seu cão para vacinar na Academia da Saúde e elogiou a organização, o cuidado e a mobilização da cidade para a vacinação dos animais. “Japeri está de parabéns, atenderam meu cachorro com paciência e carinho”, relatou ele que não quis olhar a picada em seu amigo pet. 

Já Ana Maria, falou do exemplo de responsabilidade coletiva que é a proteção dos animais domésticos. “Essa é uma demonstração importante de que saúde pública também passa pelo bem-estar animal. Achei ótimo que vim aqui na escola rapidinho, vacinei a “Mimi” e vamos curtir a minha folga”, explicou abraçando a gatinha. 

A campanha deste ano também conta com ações itinerantes. A primeira delas aconteceu na última terça-feira, (24), na comunidade das Casinhas, no bairro Chacrinha, onde mais de 130 animais foram atendidos. A vacinação continuará acontecendo em diversos bairros até dezembro, garantindo a cobertura vacinal de todo o município. A meta é chegar a 18 mil animais vacinados. 

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*