Japeri realiza capacitação para fortalecer a alfabetização na rede municipal

Programa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em parceria com o Governo Federal e a FGV

A Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quarta-feira (12), na Escola Municipal João XXIII, mais uma etapa da capacitação continuada voltada aos professores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do Governo Federal em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que visa garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano e recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia entre os alunos do 3º ao 5º ano.

A iniciativa faz parte de uma agenda de capacitações que acontecerá ao longo do mês de novembro, contemplando diferentes segmentos da rede municipal. Na terça-feira(11), o encontro reuniu coordenadores pedagógicos, e nesta quinta (13), será a vez dos professores do 1º e 2º ano participarem da formação. Já no dia 17, gestores escolares terão seu momento de aprendizado na Creche Municipal Maria Luiza Russo.

Segundo o Ministério da Educação, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é baseado na colaboração entre União, estados e municípios, com o objetivo de fortalecer a equidade educacional e garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Em Japeri, o programa beneficiará mais de 14 mil alunos da rede municipal, reafirmando o compromisso da cidade com a qualidade do ensino e a recomposição das aprendizagens.

As multiplicadoras educacionais Pliscila Guimarães e Andresa Lins, responsáveis por acompanhar e orientar as capacitações no município, destacaram o engajamento dos professores e a importância do programa. “É um momento de troca, aprendizado e de fortalecimento da prática pedagógica. Essa formação vem para somar com o trabalho que já vem sendo desenvolvido nas escolas”, afirmou Pliscila.

A professora Solange Ibrai, da Escola Municipal Aristides Arruda, elogiou a iniciativa. “Essas capacitações nos ajudam a aprimorar estratégias e métodos de ensino para tornar o processo de alfabetização ainda mais eficaz e prazeroso para as crianças.”

Já Ivani Elieti, da Escola Municipal Carlos Alberto Cruzeiro, destacou a importância da união entre governo e município: “É muito importante ver que a alfabetização está sendo tratada como prioridade nacional. Japeri faz parte desse movimento e isso é motivo de orgulho para todos nós educadores.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*