Curso de agentes ambientais segue com aulas em Japeri

O Curso de Agentes Multiplicadores Ambientais, realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem sido para os alunos uma forma prática de aprendizado de variados conteúdos na área ambiental. Nesta segunda-feira (10), os jovens realizaram a segunda aula da formação no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê.

Questões que envolvem a redução de desperdícios de matérias-primas , insumos e reciclagem do lixo, além das ODS do cunho ambiental, que trata da preservação e conservação do meio ambiente, estão entre os principais assuntos abordados. Já que esta semana o tema do curso é o Desenvolvimento Sustentável.

A atividade foi realizada mais uma vez pela Bióloga e pós-graduada em gestão ambiental, Raquel de Almeida Chagas Oliveira, que falou ainda sobre o uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

A Secretária da Pasta, Meire Lucy, destacou a importância do curso e como esses agentes podem repassar conhecimento para a população. “No Núcleo de Educação Ambiental são oferecidos diversos cursos na área ambiental. Este em especial vai capacitar os alunos para cuidar das nossas áreas de proteção, atuando na gestão ambiental da cidade, além de serem multiplicadores com os munícipes, o que é muito importante “, falou.

Oficinas

As oficinas são oferecidas para o público em geral e quem fez questão de participar foi a artesã, Marta Silva, de 53 anos. ” Passei por aqui e fui convidada para participar da aula. A Prefeitura está oferecendo muitas atividades relacionadas à área ambiental. A população de fato precisa”, disse a moradora do bairro Guandu.

A monitora do Programa Ambiente Jovem, Márcia Cristina Fonseca, de 46 anos, gostou muito das informações recebidas.  “Este curso vai agregar bastante conhecimento. E neste meio é necessário estar sempre se atualizando sobre os assuntos”, explicou.