Tradição e diversão marcam o primeiro dia da Festa do Aipim, em Japeri

O evento gratuito , também, acontece neste domingo com apresentações de quadrilhas e shows musicais

Com uma decoração temática, com muitas bandeirinhas coloridas e elementos caipiras que remetem à vida rural, a 1° Festa do Aipim, com Festival de Quadrilhas, no Paço Municipal, em Japeri, proporcionou uma experiência incrível aos participantes.

A comemoração promovida pela Prefeitura de Japeri, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Agricultura e Pesca foi embalada por muitas coreografias dos grupos que se apresentaram e interagiram com o público.

Logo no início da comemoração, o grupo Chama e Milagres fez uma belíssima apresentação. Em seguida, a Renascer de Caxias e o Fogueirão Junino, que se apresentaram e fizeram uma mistura de dança de quadrilha convencional com outros ritmos.

Quem também agitou a noite foi o forrozeiro Jackson Marony.O grupo de quadrilha Nova Geração, que em sua composição tem crianças, jovens e adultos, deu um show de talento apresentando trajes coloridos apaixonantes.

E para fechar a noite, o Camboy do Forró, Clayton Maklir agitou o Paço Municipal com seus repertórios diversificados.Já nas barracas, foi possível encontrar diversas opções de pratos típicos, como bolinhos doces e salgados, chips, pudim, paçoca, pé de moleque, vitamina, tapioca e até cachaça feita da iguaria.

Segundo a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, a primeira festa do aipim é muito representativa para os agricultores, já que a cidade têm uma característica do campo. ” Esta festa foi feita com muito carinho. Serão dois dias com diversas atrações para toda a família com a finalidade de promover a produção rural da região. Destacando a importância da agricultura familiar e a geração de renda também”, destacou a gestora.

O titular da pasta de Agricultura e Pesca, José Maurício, destacou que a festa tem o objetivo de enaltecer os agricultores do município. ” É por meio dos agricultores que saboreamos o aipim de excelente qualidade que abastece as mesas das pessoas que moram aqui na região de Japeri, mas de outros municípios, especialmente da Baixada. Isto precisa ser divulgado”, enfatizou.

Diversão

A auxiliar administrativa, Ellen Carvalho da Silva, levou o filho de 1 ano para curtir a festa. ” Dá tranquilidade ver que o ambiente é totalmente seguro e tem espaço para as crianças também se divertirem. Por isso trouxe meu bebê para brincar. Tô gostando muito”, disse a moradora do bairro Nova Belém.

A Psicopedagoga, Silvia Cid, disse que o evento é uma opção de lazer não só para quem mora na cidade, mas para pessoas de outros municípios. ” Vim de Seropédica para curtir um forrozinho aqui com o meu marido. Acompanho as redes da prefeitura e vi a publicação da festa no Instagram. Achei até que seria apenas um dia, mas sabendo que vai ter amanhã, também vou vir “, declarou.

Já a comerciante Mara Rodrigues, contou que a festa gerou uma ansiedade. ” Minha mãe é produtora rural aqui na cidade e eu faço os quitutes derivados do aipim. São inúmeras opções que muitos não conhecem. Fico muito feliz em expor meus produtos aqui. Confesso que fiquei ansiosa para chegar. Por aqui tem diversão e comidas para todos os gostos “, falou.

A festa contou com a presença do vice – prefeito Carlos Januário, da mãe da prefeita, Silvia Ontiveros, dos vereadores Rogerinho do RR, professor Josimar, Matheus Ferraz, do presidente da Câmara, Walter Trajano e secretários municipais que prestigiaram o evento.