Vigilância Ambiental em Saúde de Japeri participa de Capacitação sobre Febre Maculosa

A ação aconteceu em dois dias no Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ)

A equipe de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de Japeri participou da ‘Capacitação em Vigilância de Ambientes de Febre Maculosa’. O curso é fruto de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com o Laboratório Central Noel Nutels  (LaCen-RJ) e da Gerência de Pesquisa em Antropozoonose (GPA). O tema abordado foi  ‘Treinamento em Identificação de Carrapatos’ e aconteceu nos dias, (21 e 22), na sede do Lacen, no Rio de Janeiro.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, a participação da equipe faz parte do compromisso com a formação continuada dos técnicos. “Reconhecemos que a atualização constante é fundamental para enfrentar os desafios, principalmente em razão do avanço da febre maculosa em nosso Estado”, disse.

O curso visa aprimorar as habilidades técnicas necessárias para analisar carrapatos e identificar potenciais vetores da doença. “Precisamos aprofundar nosso conhecimento sobre a biologia do carrapato e outras questões ambientais relacionadas à febre maculosa”, completou o gestor.

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode ser desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.