Ações do “Setembro Verde” vão movimentar Japeri

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) de Japeri preparou  um cronograma de ações dedicadas ao meio ambiente: o Setembro Verde. Serão diversas atividades que incluem cursos, conferência, entregas de mudas, caminhada ecológica, entre outros.

Nesta terça-feira, por exemplo, aconteceu a  3° edição do curso de Saberes Agroecológicos , no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. A formação conta com aulas teóricas e práticas com a finalidade de formar agentes ambientais para a promoção de ações sustentáveis.

Os encontros acontecem sempre das 9h30 às 11h30 (confira as datas no cronograma). O curso vai até o dia 15 deste mês e é destinado aos moradores  que queiram adquirir conhecimento na área ambiental. Para participar, o aluno só precisa ser alfabetizado e ter idade entre 16 a 65 anos.

O cabeleireiro e aluno do curso, Jair Souza, de 51 anos, disse que é essencial adquirir experiência na área, não só para trabalhar, mas também para adotar um estilo de vida mais saudável com a alimentação. “Colher e comer é um grande avanço em deixar alimentos industrializados para trás. O leite industrializado, por exemplo, é um perigo para crianças e passa batido.” completou Jair.

“Três alunos que passaram por aqui, entraram para a FAETERJ de Paracambi para fazer Tecnologia e Gestão Ambiental, tendo uma visão dada pelo curso.” relatou Márcia Menezes, monitora do Ambiente Jovem. Acrescentou ainda, que a educação ambiental é importante para conscientizar a população sobre as questões ecológicas.

A programação do Setembro Verde contou, ainda, com a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica, realizada nesta terça-feira (05), na antiga UMEP, em Engenheiro Pedreira. Além da atividade, os funcionários realizaram uma ação educativa com entrega de panfletos com informações sobre as atividades da SEMADES.

Confira o cronograma de ações do Setembro Verde

✅Curso de Educação Ambiental Saberes Agroecológicos, dias 04, 05, 06, 11,

13, 14 e 15, às 9:30H, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê.

✅ 05/09- Distribuição de mudas nativa das Mata Atlântica, às 10H na academia de saúde.

✅Curso de Educação Ambiental Aprender Preservando, dias 18, 19, 20, 22,

25 e 26, às 9:30H, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê.

✅1º Conferência Municipal de Saneamento Básico, dia 14/09, às 9h na

Academia da Saúde.

✅12/09 – Plantio na margem do rio no bairro Delamare (ao lado do posto

de saúde do bairro) às 9h, com alunos da Escola Municipal Pastor Tasso.

✅21/09 – Distribuição de mudas na praça Wendel Coelho e na praça de

Japeri , às 10h.

✅ 28/09 – Caminhada ecológica com plantio no Pico da Coragem , às 9h.