Ciclovia do Golfe é inaugurada com caminhada rosa

É a segunda do tipo na cidade e foi entregue pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, nesta sexta-feira (27)

A empolgação e energia de centenas de pessoas superaram o mau tempo para participarem da inauguração da Ciclovia do Golfe, em Japeri, nesta sexta-feira (27). Cerca de 300 pessoas coloriram de rosa o mais novo espaço de lazer da cidade com uma caminhada alusiva à conscientização e prevenção contra o câncer de mama e colo de útero, principal proposta da campanha.

A concentração ocorreu no início da tarde, onde os participantes acompanharam cada momento do evento ao lado da prefeita da cidade Dra. Fernanda. A cerimônia de inauguração terminou com a participação dos idosos do projeto Viver em Saúde, que se uniram à caminhada e fizeram uma apresentação de zumba na academia da Saúde.

A Ciclovia do Golfe conta com pista de caminhada com acessibilidade, ciclovia, academia ao ar livre e espaço multiuso com mesas e cadeiras de concreto. Além de iluminação e paisagismo. A gestora destacou que obras deste tipo são essenciais para a população, já que colabora para o bem-estar e incentiva um estilo de vida ativo e saudável.

“Estou muito feliz por estar entregando mais um espaço de lazer para a população. A ciclovia foi feita com muito carinho, com 100% de recursos próprios do município. A ciclovia é a segunda no município a ser entregue nesta gestão. Vivemos um novo tempo, sim”, declarou emocionada.

O projeto de construção do local foi realizado através da Prefeitura de Japeri, por meio do Programa Japeri Mais. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin, disse que a ciclovia foi tirada do papel para oferecer mais uma opção de lazer para a população.

“É um dia de alegria. Estamos trabalhando a todo vapor para beneficiar os moradores da cidade. Esta é mais uma entrega que saiu do papel e nosso dever é facilitar a vida das pessoas e contribuir efetivamente com a melhoria e qualidade de vida”, expressou.

Segunda ciclovia da cidade

Os moradores comemoram a conquista, que representa mais segurança e possibilita a utilização da ciclovia em horários noturnos. Regina Marta, de 52 anos, que acompanhou de perto a inauguração, disse que aguardava este momento por muitos anos e que é uma satisfação ver o local iluminado, trazendo mais segurança e tranquilidade às pessoas que acessam diariamente a pé ou de bicicleta.

“Há muitos anos aguardava um espaço como este. Como costumo fazer minhas atividades no turno da noite, vou conseguir pedalar no local com segurança e tranquilidade, já que está todo iluminado neste horário”, falou a dona de casa, moradora do bairro Mucajá.

Já a pensionista, Maria Marques, de 71 anos, disse que está alegre com o novo espaço e o considera um presente para a população. “Estou muito feliz em ver o local bonito e arborizado. É uma conquista para os moradores, porque não tínhamos muita opção de lazer na cidade. Eu espero que seja mantido bem conservado, para que a gente possa usufruir bastante”, contou a idosa que mora no bairro Citrópolis.

O ciclista Luiz Fernando, também curtiu a inauguração da nova ciclovia. “Faço parte do grupo Pedal Sem Estresse, onde sou o responsável e gostei muito do local que agora vai atender não só os ciclistas, mas todos aqueles que realizam alguma atividade física”, disse.

Diversas autoridades da cidade prestigiaram o evento, como o vice-prefeito, Carlos Januário, o pai da prefeita, Carlos Ontiveros, o presidente da Câmara Walter Trajano, os vereadores professor Josimar de Souza, Matheus Ferraz , Rogerinho da RR , Renan Schiavo e Miga e José Carlos, o JC. Além dos secretários municipais e a população.

Caminhada em alusão à Campanha Outubro Rosa

Além da inauguração, a Academia da Saúde, promoveu uma série de atividades voltadas para a campanha do Outubro Rosa. Durante as apresentações do Projeto Viver em Saúde, várias mulheres realizaram seus depoimentos relacionados à batalha contra o câncer, foi o caso da doméstica Angélica Mattos de Araújo Silva.

“A ideia da caminhada é levar a mensagem com um toque de amor, para que mulheres se cuidarem. Sou a prova viva da cura, porque realizei o diagnóstico precoce. Todas as mulheres devem realizar os exames para que possam obter o diagnóstico e realizar os tratamentos da doença”, apontou.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou diversos eventos em prol da causa na cidade com marcações de exames e procedimentos médicos.