Semana da Água segue com atividades em duas  escolas de Japeri

Nesta terça-feira (21), as ações aconteceram no Núcleo de Educação Ambiental

A comemoração da Semana da Água realizada pela Prefeitura Municipal de Japeri teve mais um dia de atividades na manhã desta terça-feira (21), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, para alunos do Projeto Ambiente Jovem. Nesta quarta-feira (22), será anunciado o projeto Rios e Movimentos, uma iniciativa do Instituto Estadual  do Ambiente (INEA) em parceria com a Ong Onda Verde e a Secretaria  Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES). A ação acontecerá nas Escolas Municipais Santos Dumont, às 10h e no CIEP 206- Cyrene Moraes, às 14h.

Palestras sobre Proteção da Nascente, Comitê Guandu, Mata Atlântica, Coleta Seletiva, Unidade de Conservação, Recursos Hídricos estiveram entre os temas abordados no segundo dia da programação.  Alguns dos debates foram feitos pelos próprios alunos que dominaram os temas durante a apresentação. Eles também falaram sobre Mudanças Climáticas, Direito Ambiental, Pedra Lisa, Controle de Poluição de Área e a Importância da Água para o Ser Humano.

O evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) foi oferecido para 50 alunos, sendo no turno da manhã e o mesmo número a tarde. A gestora da pasta, Meire Lucy, explicou que o evento é voltado para a conservação e preservação da água. “O principal objetivo da semana da água é o aprendizado quanto ao uso sustentável deste recurso”, declarou.

A aluna Amanda da Silva Finote, falou da importância desta mobilização na cidade. “A semana da água é muito importante. Sem a água não existe vida. E esta mobilização conscientiza as pessoas a estarem cuidando mais do meio ambiente”, disse a jovem de 18 anos.

Para o estudante Robert Luan, a atividade é muito valiosa para a cidade. “Acho importante a realização destes eventos na cidade. Tenho a maior satisfação em participar de ações que visam esse cuidado com a natureza e tem um valor enorme para Japeri”, destacou

Na ocasião, Jairo Cláudio Modesto Rezende, de 20 anos, também do ambiente Jovem, lançou o projeto “Plantando Leitura” que consiste na troca de livros, onde o leitor doa um exemplar e leva uma unidade de sua preferência. Para ele, essa oportunidade é estímulo e acesso à leitura.

” O objetivo deste projeto é estimular e desenvolver hábitos de leitura através de iniciativas e troca solidária de livros. O que permitirá aos seus participantes renovar suas coleções particulares”, explicou o rapaz de 20 anos.