Estudantes de Japeri visitam reserva biológica do Tinguá e Ong Onda Verde

A atividade faz parte do cronograma de atividades do ” 16 dias verdes, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Contato com a natureza, aula de educação ambiental e muita interatividade para vinte e dois alunos da Escola Municipal Santos Dumont, na manhã desta segunda-feira (12). Eles visitaram a Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu.

A atividade faz parte do cronograma de atividades do ” 16 dias verdes”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Educação do município.

A atividade começou no auditório da Ong Onda Verde, onde o diretor da instituição, Diogo Luiz, falou sobre os recursos hídricos, a importância da preservação dos biomas brasileiros, reciclagem e reutilização de resíduos. Além disso, os adolescentes assistiram um vídeo sobre o ciclo da água. Conheceram a biblioteca onde estão sendo expostos insetos na Caixa entomológica, horta suspensa e ainda realizaram o plantio de onze mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, no entorno do rio Boa Esperança.

Aula no campo

Já a aula de campo na área de conservação foi guiada pela analista ambiental do Ibama, Gisele Medeiros. Eles seguiram pelo caminho da Serra Velha, em uma trilha de aproximadamente 3km, onde os estudantes conheceram a estação de tratamento de água e todo o processo de captação. A Secretária da Pasta de Meio Ambiente, Meire Lucy, explicou a importância da visitação para os alunos. “Esta visita reforça, aos estudantes, a importância de preservar o meio ambiente. São esclarecimentos que valem a pena e forma multiplicadores das práticas sustentáveis”, destacou.

Conscientização ambiental

O biólogo e diretor da ONG Onda Verde, Diogo Luiz, afirma que as visitas dos estudantes contribuem para fomentar o trabalho de educação ambiental. “A aula de educação ambiental no nosso espaço contribui muito para a conscientização. Aqui os alunos têm palestras, atividades de educação ambiental e plantio de mudas”, descreveu.

De acordo com a subgestora da unidade escolar, Elaine Araújo, a prática da atividade fortalece a iniciativa da preservação. “É muito importante essa contribuição da Prefeitura. Trazer os alunos para esse espaço é a promoção de educação ambiental, já que é uma experiência nova e prazerosa para eles. Este trabalho nos deixa felizes porque estão inserindo os alunos no meio ambiental”, declarou.

O aluno do 9º ano, Ryquelme Ferreira Vidal, 15 anos, ficou encantado com a visita. “Não tinha participado de uma aula tão legal relacionada ao meio ambiente em contato com a natureza e bem pertinho de casa”, completou. Já a estudante Maiara Ellen de Oliveira dos Santos, do 7° ano, classifica como uma experiência única. “Foi uma experiência muito boa estar em meio a natureza aprendendo sobre o meio ambiente “, disse.

O passeio contou com a participação da coordenadora das escolas de campo Angélica Aguiar, da professora de língua portuguesa do 7° ano e 9° ano, Ana Cláudia, da inspetora Maiara Suelen e dos estagiários da secretaria municipal de meio ambiente da cidade de Japeri.