Japeri dá início a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

A campanha segue na cidade até o dia 30 de novembro

Começou nesta quarta -feira (1º) , a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa na cidade de Japeri. Na cidade, a imunização é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

A campanha seguirá durante todo o mês de novembro, com o objetivo de imunizar bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. A febre aftosa é uma doença transmitida pelo fluido das vesículas A contaminação ocorre pelo contato com sangue, leite e fezes contaminados.

O titular da pasta de Agricultura e Pesca, José Maurício, explicou que a imunização é obrigatória. “É sempre importante reforçar que os pecuaristas vacinem seus rebanhos , já que garante a saúde dos animais. E para mantermos essa condição, devemos continuar vacinando os animais nas duas etapas. Se o produtor não vacinar seu rebanho estará sujeito a multa”, declarou .

As aplicações são realizadas por profissionais da Secretaria de Agricultura e Pesca ou pelos próprios produtores. Os interessados no imunizante devem se dirigir à sede do órgão, na Estrada Ary Schiavo, 1000, 2º andar – Santa Inês, de segunda a sexta, das 9h às 17h, para agendar a imunização ou retirar suas vacinas.

O prazo para entregar a declaração de vacinação aos Núcleos de Defesa Agropecuária é de cinco dias.