Romão Educar forma mais uma turma em parceria com a prefeitura

Jovens japerienses de 15 a 20 anos tiveram a oportunidade de conhecer novas profissões

A tarde desta sexta-feira (02), foi marcada pela celebração de entrega de certificados do curso de qualificação profissional do Projeto Romão Educar, a 12 alunos da cidade de Japeri. A capacitação foi realizada pela empresa Romão Tecnologias Industriais, em parceria com a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (SEMDIC).

Os jovens receberam formação nas áreas de tecnologia, administração e relacionamento, durante 30 dias com colaboradores voluntários da empresa. O curso tem o intuito de preparar os estudantes para o mercado de trabalho e promover seu desenvolvimento profissional.

O curso que acontece dentro da empresa, localizada no bairro Marajoara, está em sua terceira edição e atende adolescentes de 15 a 20 anos que estejam cursando o ensino médio ou tenham concluído os estudos em escola pública.

De acordo com a subsecretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (SEMDIC), Márcia Cristina, a proposta da Empresa Romão é ajudar todos os jovens que desejam se capacitar de forma gratuita. “Está parceria está acontecendo desde 2021 entre a prefeitura e a Romão. Os alunos são profissionalizados durante as férias escolares com aulas diferentes, que envolvem administração, mecânica, entre outros. “, declarou.
Já o diretor da Romão, Oscar Filho, falou que o projeto visa despertar nos alunos o interesse por alguma carreira especifica. “O principal objetivo do projeto é despertar o interesse de alguma carreira. As aulas ajudam na formação dos jovens, com disciplinas de diversas áreas. E para se inscrever, basta apenas ser morador de Japeri e estudar na rede pública”, disse.

Capacitação Profissional

A aluna Maria Luiza Pimentel, de 18 anos, disse que o curso abriu sua mente para novas ideias. ” O projeto abriu a minha mente. Porque que a maioria dos alunos aqui não tem conhecimento do que querem ser. Eu, por exemplo, queria ser veterinária, ou seguir a carreira militar. Hoje, me apaixonei pela área industrial”, disse a estudante de Engenheiro Pedreira.

Já Thiago José Oliveira de Lima, 15 anos, ficou feliz com o curso que agregou muito no seu início de carreira profissional. “Não sabia fazer um currículo, e aqui aprendi muitas coisas. Foi uma grande oportunidade. Todos os professores muito dedicados e empenhados em nos ajudar. Estou muito feliz por ter feito parte desta turma “, disse.