Secretários de meio ambiente da Baixada e do Rio  participam  da primeira visita técnica na Bacia do Rio Guandu  

A ação fechou as celebrações em comemoração ao Dia Mundial da Água 

Gestores das pastas ambientais da região metropolitana do Rio realizaram nesta sexta-feira (31), a primeira visita técnica na Bacia do Rio Guandu. A ação fechou as celebrações em comemoração ao Dia Mundial da Água e teve o objetivo de realizar o reconhecimento da atual situação da Bacia do Rio Guandu e estimular a integração na preservação do ecossistema.

A Estação de Tratamento e Abastecimento (ETA) é a maior do mundo. O Sistema abastece aproximadamente 9 milhões de pessoas, na Capital e Região Metropolitana. Ela foi incluída no Guinness Book, O Livro dos Recordes, como a maior estação de tratamento de água do mundo em produção contínua.

A inspeção foi iniciada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu , localizada no Jardim Guandu, em Nova Iguaçu, onde visitaram o lago do Guandu e a comunidade de pescadores. Em seguida passaram pela unidade de Tratamento de Rio (UTR), em Queimados.

O encontro reuniu a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima da Cidade do Rio, Tainá de Paula, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri Meire Lucy, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid, a Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica, Flávia Constantino e os representantes do Instituto Rio Metrópole (IRM) e da CEDAE.

De acordo com Meire Lucy, a visita é de grande relevância para a melhoria da qualidade ambiental. “É muito importante para a Bacia do Guandu ter a presença da secretária do município do Rio de Janeiro conosco nessa empreitada de proteção hídrica e despoluição do nosso manancial, que é o Rio Guandu. As secretarias de Japeri, Seropédica e Nova Iguaçu estão unidas em prol da melhoria da qualidade ambiental da nossa região”, disse a gestora da cidade de Japeri.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*