Quadrilhas juninas de Japeri receberão incentivo municipal

Lei criada pela Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores irá subsidiar as atividades relacionadas às quadrilhas juninas

A Câmara de Vereadores de Japeri aprovou, nesta terça-feira (13/6), com nove votos, a Lei, de autoria da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que cria subvenção a associações e grupos de quadrilhas juninas. O próximo passo é encaminhar a lei para ser sancionada pela chefe do executivo. Graças ao subsídio, despesas relacionadas às atividades das quadrilhas juninas,  como aluguel de transporte, compra de materiais de cenário e figurino, aluguel de equipamentos de som, luz, estruturas temporárias e pagamento de profissionais envolvidos na concepção e execução das ações, poderão ser custeadas pela administração municipal. 

Para pleitear o fomento, as associações e grupos de quadrilhas juninas devem estar inseridas  no Cadastro Municipal de Agentes Culturais da cidade e serem registradas no município de Japeri. Os contemplados deverão prestar contas da subvenção recebida até 30 dias após a execução das atividades por meio de recibos e notas fiscais. 

Como contrapartida à subvenção, os grupos de quadrilhas juninas contemplados irão realizar duas apresentações em eventos organizados pela Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Cultura. O titular da Pasta, Jorge Braga Jr., enalteceu a importância da criação do subsídio. “Este momento é fruto de um grande diálogo. A Secult realizou diversas reuniões com os grupos de quadrilhas juninas. Levantamos as necessidades e encontramos nessa subvenção uma forma de ajudar esses grupos”, disse o gestor.

De acordo com o presidente da Câmara, Walter Trajano, o projeto de lei foi votado em primeira e segunda discussão e aprovado pelos nove vereadores presentes. “Sabemos da  importância deste movimento cultural para a cidade. Já tínhamos aprovado a urgência e agora concluímos aprovando o projeto de Lei de autoria da prefeita Fernanda Ontiveros”,  explicou o presidente.

O quadrilheiro da ‘Arrastapé Quadrilha’, Cassilhas Isidro, celebrou a aprovação da Lei. “O nosso desejo é que muitas outras quadrilhas juninas possam surgir em Japeri. Esse é o legado que queremos deixar para as novas gerações de quadrilheiros. O apoio do secretário Jorge Braga e da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros foi fundamental para que esse sonho se tornasse realidade. A administração municipal se sensibilizou com a nossa causa e somos gratos por isso. Vamos mostrar que quadrilha junina é cultura, emprego e geração de renda.”, disse. 

Já o presidente do grupo ‘Nova Geração’, Léo Travassos, projetou o impacto da lei no futuro das quadrilhas juninas de Japeri. “Esse governo acreditou e valorizou o nosso trabalho. Sustentar uma quadrilha junina é um grande desafio, mas a partir de agora teremos o subsídio necessário para desenvolver a nossa missão. O mundo junino precisa de ajuda e, hoje, nós estamos aqui para comemorar”, apontou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*