Com a mensagem “Sinta nosso abraço”, Academia da Saúde celebra a Primavera e a vida

A ação também chamou a atenção para o Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

A Academia da Saúde, órgão da Prefeitura de Japeri que atua por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), se destaca pela sua vocação de agregar pessoas e de promover a saúde com alegria e união. E foi assim que os profissionais do equipamento promoveram nesta segunda-feira, (25), mais uma ação que reuniu os usuários para celebrar a chegada da Primavera e a conscientização do Setembro Amarelo.

Com cerca de 90 usuários,  o encontro teve dinâmicas que promoveram a conscientização e a compreensão da importância da valorização da vida. Um espelho com um convite para ver uma pessoa incrível que ele refletia ou copos com balões formando lâmpadas que convidavam os presentes a serem luz, promoveram a reflexão e ambientaram o espaço, quebrando o tabu de não falar do assunto.

Mas segundo a coordenadora, Fabiana Oliveira, o ponto máximo das dinâmicas ficou por conta do desafio de ‘Estourar a sua dor’.  Os balões presos a parede continham palavras como, tristeza, saudade, solidão,  mágoa e muitas outras que refletem os mais variados motivos que levam as pessoas ao suicídio. O ato de estourar os balões é uma libertação do sentimento que pode levar a perda do maior bem, a vida.

“Falamos sobre o tema através das diversas linguagens, mas o mais importante é a compreensão de que estamos aqui para acolher e dizer o quanto cada vida é preciosa para nós”, disse a gestora que assim como os frequentadores  vestiu o amarelo pelo mês de setembro e também pela chegada da Primavera.

“O amarelo representa a vida e a primavera, então, nossa equipe resolveu  unir a cor e a estação e fazer florescer o amor pela vida”, completou.

E florescer foi o que aconteceu com a dona de casa Ivanilda da Silva, (62), moradora do Alecrim, que após um acidente teve depressão e um grande desânimo em virtude das sequelas de um atropelamento. Graças às atividades da Academia da Saúde, ela deu a volta por cima e hoje é uma das mais de 150 frequentadoras do espaço. “Eu quase morri. Abençoado o dia em que entrei pelo portão da academia  e hoje faço diversas atividades aqui, bom para o meu corpo e minha mente, disse.

Um piquenique ao ar livre, completou as atividades que promoveram o autocuidado e a conexão com a natureza. O grupo finalizou  mandando uma mensagem a toda a população japeriense: ‘Sinta nosso abraço!’.

F​otos: PMJ