Outubro Rosa no Cras Alecrim

A Prefeitura de Japeri vem realizando uma série de ações que reúne as secretarias municipais em atividades conjuntas. Nesta terça-feira, (17), foi o Outubro Rosa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Alecrim,  que uniu as Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e Assistência Social e Trabalho (Semast).

A ação foi realizada pela equipe do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca) com o objetivo de aumentar a circulação das informações e dar a população uma maior cobertura e acesso aos serviços públicos.

Cras Alecrim recebeu a palestra do Outubro Rosa realizada pela equipe do Paismca

Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) atendidos no Cras do Alecrim, receberam as orientações sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher,  prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero e os protocolos de exames e cuidados usados na rede de saúde.

“É muito importante que as usuárias acompanhadas pelos equipamentos da assistência social obtenham as informações sobre a saúde da mulher não só nesse mês de outubro. A conscientização para a prevenção e o cuidado são necessários. É a informação mais perto do usuário”, disse a coordenadora do Cras, Carla Marília.

Segundo a coordenadora do Paismca, Ruth Valentin, a articulação vem sendo realizada com os serviços de convivência e busca o aumento do alcance das ações preventivas. “Precisamos levar as informações de prevenção e promoção da saúde a todos os moradores da cidade. A ampliação da divulgação é consequentemente um aumento no número de usuárias que vão fazer o autoexame e acessar os serviços de exame preventivo, mamografia e ultrassonografia”, disse.

Para a técnica de enfermagem Karine Rocha, as ações de prevenção não podem deixar de ser estimuladas. “Quanto mais divulgamos e falamos do assunto, mais esses temas deixam de ser tabus para serem replicados, alcançando mais pessoas e consequentemente protegendo mais mulheres também”, relata.

Todas as Unidades Básicas de Saúde realizam o exame preventivo. Os exames de mamografia e ultrassonografia transvaginal são agendados no Complexo Municipal de Regulação (CMR), que fica no Centro Municipal de Especialidades (Cemes) Av. Tancredo Neves, 634-716 – Mucajá, em Engenheiro Pedreira.